Quantcast
Channel: RetrôTV
Viewing all 217 articles
Browse latest View live

Bat Fino

$
0
0

batfino-logo

Título: (Batfink / 1967 / EUA / Cor)
Criação: Hal Seeger
Estúdio: Hal Seeger Studios e Bill Ackerman Productions
Distribuição: Screen Gems (syndicated)
Formato: 100 episódios de 4’30″
Exibição de Estreia: setembro a outubro de 1967
Exibição no Brasil: TV Record (set e out/1979;  set e out/1980; mar e abr/1981), (TV Bandeirantes (junho/1978)
Dublagem: AIC/SP (1ª versão) – com Carlos Alberto Vaccari (Batfino), José Soares (Karatê), Miguel Rosenberg (Chefe de Polícia), Flávio Galvão (Hugo- A-Go-Go) e Wilson Ribeiro (narrador); SC Produções Artísticas/SP (2ª versão)

A Série Animada

Batfino e Karatê formam uma dupla especialista no combate ao crime na cidade onde vivem. Batfino é um morcego e Karatê um forte japonês carateca. Os dois personagens são uma paródia de outros dois famosos personagens de seriados dos anos 1960. Batfino parodia Batman (Adam West) e Karatê faz lembrar Kato, o auxiliar do Besouro Verde no seriado homônimo, interpretado pelo artista Bruce Lee.

batfino-materia1Baffino era um bebê-morcego como qualquer outro. Mas, vivia com sua mãe em uma caverna de plutônio abandonada. A exposição à radiação ia lhe garantindo a potencialização do sonar característico dos morcegos. Certo dia, dois fugitivos procuraram abrigo na caverna e acabaram colocando um explosivo para que a mamãe-morcego fosse eliminada. Com a explosão, ela foi lançada das alturas e Batfino, que brincava do lado de fora, a salvou em seus braços.  Mas, o pequeno morcego machucou suas asas e foi levado a um ferreiro — pai do forte garoto japonês Karatê, que estava por perto cortando lenha.

O ferreiro trabalhou por semanas, a fim de produzir um novo par de asas para Batfino. Porém, o jovem morcego não ganharia qualquer par de asas e, sim, asas de aço, que juntas ao seu supersônico-sonar-radar, fez nascer um novo super-herói, o Batfino. A partir disso, a mãe de Batfino fez o garoto jurar que dedicaria sua vida para prender vilões. E o grande Karatê estaria sempre ao seu lado para auxiliá-lo.

Karatê às vezes é atrapalhado, inocente, mas faz um bom trabalho como assistente de Batfino. Forte e sempre vestido com um quimono, ele tem golpes certeiros de karatê e pilota o Batillac, um super-veloz Volkswagen Fusca, cor-de-rosa, com proteções especiais e incrementado com asas. A Karatê, também compete ser a peça cômica da série.

personagens

Por meio de seu supersônico-sonar-radar, Batfino emite seu famoso “Beep”, ou seja, as letras “B-E-E-P” ganham vida e vão até locais onde Batfino ordena, geralmente para encontrar pessoas. Junto ao “beep”, é emitido um som supersônico característico.

As asas de aço de Batfino podem proteger seu corpo. O herói se envolve entre elas para proteger-se de tiros, flechas, dardos etc. Sempre que é atacado, o herói usa um bordão: “Suas balas não podem me atingir. Minhas asas são como uma couraça de aço!”. Dependendo do tipo de ataque, o bordão é adaptado. As asas poderosas também ajudam Batfino a, obviamente, voar, atingir altas velocidades ou boiar.

A dupla entra em ação toda vez que é chamada pelo chefe de polícia da cidade, visto que a polícia não consegue “se virar” sozinha. O Chefe é uma paródia ao Chefe O’Hara da série Batman.

batfino-materia2Ele informa sobre um crime através da Linha Brava, que é uma chamada de vídeo direta para a caverna subterrânea onde vivem Batfino e Karatê, tal qual Batman e Robin. O chefe de polícia aparece em uma tela e interage com a dupla. Todas as vezes em que Batfino é solicitado, é mostrada a porta secreta da caverna se abrindo para dar passagem ao veloz Batillac, também igual a saída da Bat-Caverna.

Um recurso muito utilizado nos episódios de Batfino é o “cliffhanger”, ou ”à beira do precipício” na tradução literal. Trata-se de uma pausa na cena onde um personagem vivencia situação de extremo perigo para fazer com que os espectadores aguardem o próximo episódio. Então, a cena continua com o herói escapando da morte, por meio de seus superpoderes. A própria série Batman utilizou bastante deste recurso.

No caso de Batfino, o desfecho acontece já no momento seguinte à pausa, logo após o narrador, ironicamente, perguntar ao público se Batfino irá sobreviver.

Vilões

batfino-materia3

O vilão Hugo A-Go-Go

O maior inimigo de Batfino e Karatê é o cientista louco Hugo A-Go-Go, que está sempre em seu laboratório bolando algo para derrotar o herói e, assim, dominar o mundo. Por várias vezes, Batfino consegue prender Hugo A-Go-Go, mas, como a série não tem continuidade, Hugo aparece livre  em outros episódios. Uma característica interessante de Hugo é que ele costuma dialogar com o próprio narrador da série animada.

Destaque também para os vilões Queenie Bee (com seu exército de abelhas), Ernesto Orelhudo, Gipsy James (um ladrão que se disfarça de cigano), Judy Jitsu (um mestre marcial) e Goldyunlocks,  que tem como obsessão destrancar toda fechadura que encontra.

Curiosidades

  • Para evitar um possível processo de plágio, os produtores de Batfino resolveram criar um morcego como protagonista, ao invés de utilizar uma pessoa vestida de morcego, como em Batman.
  • A voz original do personagem Karatê foi inspirada em Maxwell Smart, vivido por Don Adams na série Agente 86, que fazia muito sucesso na época da produção de Batfino (1967). Até um dos bordões de Smart foi parodiado em Batfino, pelo personagem Karatê: “Sinto muito por isso, Batfino” (“Sinto muito por isso, Chefe”). Já no Brasil, a característica da voz de Karatê foi mudada, mas também foi marcante. Ela foi feita por José Soares, que também havia dublado Peter Potamus da Hanna-Barbera, Mr. Magoo, Oliver Hard (O Gordo e o Magro), entre outros. A voz foi feita com um forte sotaque de japonês que fala português. Ficou cômica.
  • Batfino foi produzido de maneira econômica, reutilizando várias cenas nos seus 100 episódios. Para a época, a reutilização era um procedimento bastante usado, mas em Batfino, a repetição foi acima da média. 
  • Hal Seeger também foi o criador da série animada Milton, o Monstro (Milton, the Monster), que também traz outros desenhos, como O Mosco Heróico (Fearless Fly) e Muggy Doo.
  • Hal Seeger morreu em 2005, aos 87 anos de idade.
  • Em 1988, a Poderosa Filmes lançou uma fita VHS no Brasil com episódios de Batfino. Os episódios foram redublados pela SC Produções Artísticas/SP.

batfino-dvd

TV e DVD

A distribuidora brasileira e independente Vídeo Brinquedo lançou em maio/2008 um box com três DVDs de Batfino. Ao todo, foram disponibilizados 40 episódios, todos com áudio original em inglês e com a raríssima dublagem original brasileira, feita pelo estúdio AIC.

Por outro lado, desde os anos 1980 que Batfino não é exibido na televisão brasileira.

O autor desta matéria é Maurício Viel. Escreva para nós e faça seus comentários.

» Clique aqui e veja a Lista de Episódios produzidos de Batfino.

Multimídia

Clique e assista à íntegra de um episódio de Batfino, intitulado “Goo-Goo A-Go-Go”, que conta com a dublagem original brasileira da AIC.

Galeria

Clique nas imagens para ampliá-las.

Share


Batfino

$
0
0

Temporada Única (1967)

001. A Pérola Rosa da Pérsia (Pink Pearl Of Persia)
002. O Caso do Curto-Circuito (The Short Circuit Case)
003. Everezer – O Congelador (Ebenezer The Freezer)
004. O Estrondo Sônico (The Sonic Boomer)
005. Ernesto Orelhudo (Big Ears Ernie)
006. Batfino nos Rochedos (Batfink On The Rocks)
007. Manhole Manny
008. The Mad Movie Maker
009. Nuts Of The Round Table
010. A Perigosa Mini-Fine (Skinny Minnie)
011. Tamanho Não é Documento (Fatman Strikes Again)
012. Quem Ri Por Último… (The Kitchy-Koo Kaper)
013. O Sabotador de Navios (The Dirty Sinker)
014. Cola Luís (Gluey Louie)
015. Boi a Gus (Brother Goose)
016. The Chocolate Covered Diamond
017. O Colégio do Crime (Crime College)
018. Myron – O Mágico (Myron The Magician)
019. Brain Washday
020. M P F T B R M
021. Luvas que São A- Go-Go (Gloves On The Go Go)
022. O Esportista de Morte (Sporty Morty)
023. Go Fly A Bat
024. As Aparências Enganam (Ringading Brothers)
025. O Gás Mortal (Out Out Darn Spot)
026. Gogo A- Go-Go (Goo-Goo A Go-Go)
027. Crimes In Rhymes
028. Stupidman
029. A Living Doll
030. Exército de Ferro (Bat Patrol)
031. Dig That Crazy Mountain
032. Maquinações (Spin The Batfink)
033. Greasy Gus
034. The Mark of Zero
035. O Faquir Salame (Swami Salami)
036. The Human Pretzel
037. Amestradas para o Roubo (Jumping Jewelry)
038. Roz The Schnozz
039. Karate’s Case
040. The Wishbone Boner
041. Hugo é Candidato (Hugo For Mayor)
042. The Indian Taker
043. Quem Viu o Violino? (The Devilish Device)
044. Goldstinger
045. The Shady Shadow
046. Party Marty
047. O Que Há Com o Bip? (The Beep Bopper)
048. Sem Escapatória (The Super Trap)
049. Bride And Doom
050. Topsy Turvy
051. The Rotten Rainmaker
052. O Terrível Gypsy james (Gypsy James)
053. The Kooky Chameleon
054. Feijão por Munição (Beanstalk Jack)
055. The Time Stopper
056. O Canguru Mecânico (The Kangarobot)
057. A Voz… Sem Dono (Presto-Chango-Hugo)
058. Curly The Cannonball
059. Bandido de Arco e Flecha (Robber Hood)
060. Slow Down! Speed Up!
061. Bons Sonhos (Sandman Sam)
062. Yo Yo A Go Go
063. Hugo’s Hoke
064. A Caixinha de Meia-Volta (Backwards Box)
065. The Great Escapo
066. Watch My Smoke
067. Daniel Boom
068. Queenie Bee
069. The Thief From Baghdad
070. The Mean Green Midget
071. Vá por Mim (Double Double Crossers)
072. The Baffling Bluffs Of Hugo A Go-Go
073. Napoleon Blownapart
074. A Bandeira Branca de Guerra (The Atom Boom)
075. Magneto The Magnificent
076. Ladrão Pega Ladrão (Hugo The Crimefighter)
077. O Cavalo de Tróia (The Trojan Horse Thief)
078. The Zap Sap
079. Unhappy Birthday
080. Buster The Ruster
081. Karate’s Day Off
082. Mike The Mimic
083. Cinderobber
084. Bouncey Bouncey Batfink
085. The Bomber Bird
086. The Copycat Bat
087. Old King Cruel
088. Victor The Predictor
089. Goldyunlocks And The Three Baers
090. Jerkules
091. Hugo Here, Hugo There
092. Bowl Brummel
093. O Grande Tenor (Fleiderfink)
094. Blankenstein
095. Whip Van Winkle
096. Tough Macduff
097. Judy Jitsu
098. Ego A-Go-Go
099. Father Time Bomb
100. Batfino, Esta é Sua Vida (Batfink – This Is Your Life)

Share

Vida Real: Morre o Ralph Waite, da série ‘Os Waltons’

$
0
0

O ator Ralph Waite, um dos pais mais lembrados da televisão nos Estados Unidos por seu bondoso papel na série Os Waltons, morreu nesta quinta-feira (13/02) aos 85 anos em sua casa de Palm Desert, na Califórnia.

ralph-waiteVeterano da Segunda Guerra, pastor ordenado da Igreja Presbiteriana, Waite ganhou fama no papel de John Walton, o bondoso patriarca dos Waltons, a família protagonista da série homônima, transmitida pela CBS nos EUA e pela TV Globo no Brasil.

Os Waltons, série criada por Earl Hammer Jr., narra as aventuras de uma família muito numerosa durante os anos da Grande Depressão e da Segunda Guerra Mundial.

A série teve 221 episódios em nove temporadas, além de sete filmes para tevê. Rendeu ao ator várias indicações aos prêmios Emmy, nos quais também foi nomeado por seu trabalho na minissérie “Raízes”.

As novas gerações conhecem Waite por seu papel na série de investigação policial NCIS: Investigações Criminais, também da CBS e transmitida pelo canal pago AXN no Brasil, na qual interpretava Jackson Gibss, o pai de Jethro Gibbs (Mark Harmon). A última aparição de Ralph Waite na série foi em novembro de 2013.

O veterano atuou recentemente na série Bone e fez participação em “Days of Our Lives”. Segundo seu agente, o ator não enfrentava problemas de saúde.

Com carreira sólida no cinema, Waite nunca deixou de ser reconhecido pelo papel em “Os Waltons”. O elenco, inclusive, se reencontrou recentemente no programa matinal americano “Good Morning America”.

Os Waltons tem uma memorável cena que aparece ao final de todos os episódios. A casa da família é mostrada com as luzes apagadas durante o anoitecer, exceto uma janela no andar superior. Ouve-se brevemente as vozes dos personagens John Boy e Mary Elle comentando, na maioria das vezes de forma bem-humorada, os fatos narrados no episódio. Após, eles se despedem sempre da mesma maneira: “Boa Noite John Boy”; “Boa noite Mary Ellen”.

Veja a abertura de Os Waltons:

Share

DVD: Cult Classic vai lançar ‘O Pirata do Espaço’

$
0
0

A distribuidora independente Cult Classic anunciou que lançará em março no Brasil um box de DVDs com todos os episódios do anime O Pirata do Espaço.

dvd-pirata-do-espacoA embalagem da caixa será modelo “Digibook”. O áudio estará disponível com a dublagem original brasileira (Herbert Richers) e no original em japonês. Haverá também legendas em português.

Haverá uma observação na caixa com os dizeres: ”Para manter a originalidade dos episódios, os áudios em português foram preservados. Porém, devido ao tempo, a qualidade não é perfeita e em alguns episódios há momentos de perda da dublagem. O que você verá é tudo o que pôde ser recuperado desta obra”.

A dublagem do episódio 31 não pôde ser recuperada. Com isso, ele será apresentado apenas com seu áudio original em japonês e legendas em português.

O DVD terá quatro discos e já está em pré-venda na Livraria Saraiva, com lançamento previsto para 06/03/2014. O preço sugerido é de R$ 79,90. Em breve, outras lojas deverão disponibilizar o produto.

O anime O Pirata do Espaço, com título original de Groizer X, foi produzida em 1976, no Japão. Tem início quando um piloto chamado Joe Casaca, o Professor Tobishima e uma equipe resolvem investigar a notícia sobre uma grande nave alienígena que havia caído. Lá chegando, encontram uma garota muito machucada chamada Rita e descobrem que um tal Império Gailar está prestes a atacar a Terra, utilizando um robô-bomba. Depois de medicada, Rita, conta que a única maneira de detê-lo é através de sua espaçonave chamada Pirata do Espaço e leva Joe para aprender sobre a nave. Ela também conta que seu pai foi morto pelos Gailarianos e como eles chegaram à Terra. Os episódios que seguem conta as aventuras de Joe, ao lado de Rita, juntamente com o Pirata do Espaço na luta contra os ataques do Império Gailar, a fim de fazer com que a paz volte a reinar na Terra.

O Pirata do Espaço foi exibido no Brasil entre 1983/85 pela extinta TV Manchete, no programa “Clube da Criança”, apresentado por Xuxa. Foi reprisado entre 1994/95 pela CNT, no programa “Tudo por Brinquedo”.

Entre 2012/2014, a Cult Classic colocou no mercado vários outros raríssimos títulos em DVD, como Fantomas, O JudocaDon DráculaRobô Gigante, Vingadores do Espaço e Laredo.

Veja abaixo a lista dos 36 episódios de O Pirata do Espaço, disponíveis neste lançamento:

- Encontro com o Pirata do Espaço
- O Segredo da Dama Espacial
- A Terrível Arma Mortal
- Acidente Quase Fatal
- Remorso Que Mata
- Operação Supersônica
- A Caçada
- Em Busca do Robô Assassino
- Amizade Entre Balas
- Uma Vida Sem Sentido
- Operação Humanoide
- Destruam a Deusa de Barro
- A Satânica Nave Espacial
- O Cruzador do Diabo
- O Robô Bomba 1000
- A Cidade Está Indefesa
- Misterioso Objeto Voador
- A Batalha do Céu
- Salvem o Que Puder
- Saudações
- A Destruição da Base Secreta
- A Captura do Herói
- Em Busca de Rita e Joe
- Resistência Feroz!
- O Terrível Tanque Gigante
- O Cão Assassino
- Ataque Final
- A Baleia Voadora
- O Doutor Está Vivo
- A Morte Bate A Minha Porta
- Ataque à Base Secreta
- O Ataque do Império Gailar
- Descanse em paz
- A Traição
- Procurem a Base Secreta
- Soem o Sino da Paz

Share

Cinema: Versão do clássico Sr. Peabody chega dia 28

$
0
0

O Sr. Peabody (Mr. Peabody & Sherman, 1959/64), desenho criado pelo legendário animador Jay Ward, estreia no Brasil uma versão cinematográfica na próxima sexta-feira, 28/02.

sr-peabody-sherman2

Cena do filme

A versão original de O Sr. Peabody foi exibida dentro do show As Aventuras de Rocky & Bullwinkle (ou Alceu e Dentinho, de acordo com a dublagem original da época). Nas aventuras, Mr. Peabody, o cão mais inteligente do mundo, leva seu garoto-de-estimação, Sherman, a bordo de uma máquina do tempo para lições e correções ao longo da história da humanidade.

O filme foi feito em computação gráfica (3D) e ganhou o título de “As Aventuras de Peabody e Sherman”.

A produção é dos estúdios DreamWorks Animation. O Bullwinkle Studio, de propriedade da filha de Jay Ward, Tiffany Ward, cuidou da produção-executiva da animação. A direção é de Rob Minkoff.

sr-peabody-sherman-classico

Versão animada original de Sr. Peabody e Sherman

A trama seguirá nas mesmas linhas do desenho original. Sr. Peabody é um magnata de negócios, inventor, cientista, ganhador do prêmio Nobel, chef, duas vezes medalista olímpico e gênio… Que também é um cachorro. Usando a sua engenhosa invenção, a Máquina do Tempo, Peabody e seu filho adotivo, Sherman, viajam no tempo para vivenciar eventos que mudaram o mundo em primeira mão e interagir com as maiores personalidades da história. Mas quando Sherman quebra as regras da viagem no tempo, os dois heróis entrarão em uma corrida para reparar a história e salvar o futuro, enquanto Sr. Peabody enfrenta o maior desafio de sua vida: ser pai.

O dublador brasileiro do Sr. Peabody é o ator da Rede Globo Alexandre Borges.

O Sr. Peabody, versão original dos anos 1960, após suas exibições pela TV Record nos anos 1970/80, foi exibido pela Rede Globo entre o final dos anos 1990 e início dos 2000. Na TV Paga já passou pelo Cartoon Network, pelo Boomerang (clássico) e eventualmente é exibido na grade do canal Tooncast.

Abaixo, um trailer do filme e seu cartaz:

 sr-peabody-sherman-cartaz

Share

Televisão: Saiba quais as séries e desenhos clássicos que estão na Rede Brasil

$
0
0

rede-brasil-logo1A Rede Brasil de Televisão tem sido uma boa alternativa para o resgate de seriados e desenhos animados do passado. Na TV paga, o canal TCM, especializado em filmes e seriados clássicos, tem deixado muito a desejar, por falta de lançamentos na programação.

Veja abaixo as séries e desenhos animados exibidos pela Rede Brasil, bem como seus respectivos horários:

Agente 86: Seg, 19h30 (redublagem do DVD)
Bonanza: Sáb, 21h (redublagem)
CHiP’s: Seg, 23h (dublagem original)
Daniel Boone: Dom, 19h (dublagem original)
Flintstones, Os: Sáb,  20h30 (dublagem original)
Homem de Seis Milhões de Dólares, O: Ter, 22h (dublagem original)
Ilha da Fantasia: Qua, 23h (redublagem VTI)
Incrível Hulk, O: Dom, 18h (dublagem original)
James West: Qui, 21h (dublagem original)
Kung Fu: Seg, 21h (dublagem original)
Monkees, Os: Seg, qua e sex, 20h30 (dublagem original)
Mr. Magoo: Ter e qui, 20h30 (redublagem do DVD)
Mulher Biônica, A: Qui, 22h (dublagem original)
Profissão: Perigo: Qua e sex, 22h (dublagem original)
Super Máquina: Seg, 22h (dublagem original)
Terra de Gigantes: Ter, 21h (dublagem original)
Túnel do Tempo, O: Qua, 21h (dublagem original)
Ultraman: Qua, 18h (redublagem BKS)
Ultraseven: Sáb, 19h (dublagem original)
Zorro: Seg a sáb, 20h (redublagem Herbert Richers)

A Rede Brasil é uma emissora aberta de televisão brasileira, sediada em São Paulo/SP, que entrou ao ar em abril de 2007. Ao longo do tempo, o canal vem ampliando sua cobertura, com programação baseada em variedades, notícias e filmes. Mas seu grande diferencial é o resgate de diversas séries e desenhos animados que fizeram sucesso nos anos 1960, 70 e 80.

Para assisti-la-la, basta sintonizar os seguintes canais das operadoras de TV por assinatura: ClaroTV (13), VivoTV (237), CTBC (714), OiTV (001),  Sky (175 e 371) ou GVT (348).

A emissora também transmite sua programação pelo site www.rbtv.com.br. Para quem não é assinante das operadoras citadas, a Rede Brasil também pode ser sintonizada por antenas parabólicas em qualquer lugar do Brasil, apontadas para o satélite Star One C1.

Há também diversas repetidoras VHF e UHF pelo Brasil. Em São Paulo, por exemplo, a Rede Brasil pode ser vista pelos canais 50 UHF e 56 digital (virtual 10.1).

Para ver a lista completa de emissoras que retransmitem a Rede Brasil, acesse: www.rbtv.com.br/rbtv.pdf

Share

O Homem-de-Ferro

$
0
0

Anthony Stark, filho do industrial Howard Stark, já dava demonstração de seu gênio inventivo desde criança. Ao completar 21 anos, herdou os negócios do pai e em poucos anos ergueu o complexo industrial Stark Enterprises, cuja principal produção era armamentos e munição para o governo americano.

Enviado ao Vietnã para supervisionar o teste de uma de suas armas, Stark acionou sem querer uma bomba oculta e teve um fragmento do explosivo alojado em seu peito. No prazo de uma semana, o fragmento chegaria até o coração e o mataria.

Aprisionado por um líder vietcongue chamado Wong Chu, Stark recebeu uma proposta: se construísse uma poderosa arma para os vietcongues, eles o operariam e salvariam sua vida. Tony concordou, esperando ganhar tempo. Colocado em um pequeno laboratório com o renomado físico oriental, professor Ho Yinsen, o jovem industrial desenhou e construiu, com seu auxílio, uma armadura de ferro transistorizada, equipada com diversas armas. Também possuía um tipo de marca-passo para que o coração de Stark continuasse funcionando mesmo depois de lesado pelo estilhaço da bomba.

Sentindo algo errado no laboratório, o tirano Wong Chu foi investigar e, percebendo a aproximação do líder vietcongue, o professor Yinsen sacrificou sua própria vida para dar a Stark o tempo extra necessário para carregar totalmente os circuitos da armadura. Já na forma do Homem de Ferro, Tony vingou a morte do cientista e afugentou as tropas de guerrilheiros.

Ao voltar para sua cidade, o milionário industrial, considerado um dos homens mais inteligentes do mundo, desenvolveu novas versões de sua armadura e adotou as cores vermelho e dourado como padrão da armadura. Criou um verdadeiro império em suas indústrias e fez o mundo pensar que o Homem de Ferro era seu guarda-costas particular.

Agora, Tony Stark é um humano que depende da tecnologia para se manter vivo, devido aos problemas cardíacos. Sua invencível armadura o permite voar, lançar foguetes, mísseis e soltar raios laser. Entre os inimigos do Vingador destacam-se o Mandarim, Dr. Destino, o Toupeira, Dínamo Escarlate, o dragão milenar Fin Fang Foom, IMA e HIDRA.

Happy Hogan é chefe da segurança das Indústrias Stark, grande amigo do Homem de Ferro e um dos poucos que sabem de sua identidade secreta.

Abaixo, assista ao trecho de um episódio, com a dublagem original do estúdio RioSom.

Share

DVD: Anime ‘O Pirata do Espaço’é lançado no Brasil

$
0
0

A distribuidora independente Cult Classic acaba de lançar no Brasil um box de DVDs com todos os episódios do anime O Pirata do Espaço.

dvd-pirata-do-espacoA caixa começou a ser distribuída no dia 6 de março, tem quatro discos DVD e já está à venda em algumas lojas, como Livraria Saraiva, Livraria Siciliano, Livraria Cultura e Livrarias Curitiba. O preço sugerido é de R$ 79,90.

A embalagem da caixa é modelo “Digibook”. O áudio está disponível com a dublagem original brasileira (Herbert Richers) e no original em japonês. Há também legendas em português.

Há uma observação na caixa com os dizeres: ”Para manter a originalidade dos episódios, os áudios em português foram preservados. Porém, devido ao tempo, a qualidade não é perfeita e em alguns episódios há momentos de perda da dublagem. O que você verá é tudo o que pôde ser recuperado desta obra”.

A dublagem do episódio 31 não pôde ser recuperada. Com isso, ele é apresentado apenas com seu áudio original em japonês e legendas em português.

O anime O Pirata do Espaço, com título original de Groizer X, foi produzida em 1976, no Japão. Tem início quando um piloto chamado Joe Casaca, o Professor Tobishima e uma equipe resolvem investigar a notícia sobre uma grande nave alienígena que havia caído. Lá chegando, encontram uma garota muito machucada chamada Rita e descobrem que um tal Império Gailar está prestes a atacar a Terra, utilizando um robô-bomba. Depois de medicada, Rita, conta que a única maneira de detê-lo é através de sua espaçonave chamada Pirata do Espaço e leva Joe para aprender sobre a nave. Ela também conta que seu pai foi morto pelos Gailarianos e como eles chegaram à Terra. Os episódios que seguem conta as aventuras de Joe, ao lado de Rita, juntamente com o Pirata do Espaço na luta contra os ataques do Império Gailar, a fim de fazer com que a paz volte a reinar na Terra.

O Pirata do Espaço foi exibido no Brasil entre 1983/85 pela extinta TV Manchete, no programa “Clube da Criança”, apresentado por Xuxa. Foi reprisado entre 1994/95 pela CNT, no programa “Tudo por Brinquedo”.

Entre 2012/2014, a Cult Classic colocou no mercado vários outros raríssimos títulos em DVD, como FantomasO JudocaDon DráculaRobô Gigante, Vingadores do Espaço e Laredo.

Share


As Panteras

$
0
0

Em 1976, os produtores Aaron Spelling e Leonard Golberg (os mesmos produtores das séries Starsky and Hutch – Justiça em Dobro e A Ilha da Fantasia), decidiram que as mulheres também podiam combater o crime… e nos presentearam com a série As Panteras (Charlie’s Angels).

videos-as-panterasFarrah Fawcett, Kate Jackson e Jaclyn Smith interpretaram três charmosas detetives comandadas pelo chefe John Bosley (David Doyle). As belas meninas seguem as coordenadas passadas através de um “viva-voz” do misterioso Charlie, que comanda a agência Charles Townsend. Apenas sua silhueta e voz aparecem. Apesar de trabalharem para Charlie, nunca, jamais sequer, puderam conhecer a verdadeira identidade do “big boss”.

As três Panteras são graduadas com honras na academia de polícia. São ex-policiais e integrantes da Agência de Detetives Towsend. Combatem e desvendam crimes em lugares exóticos e glamourosos, como spas, clubes de campo, casas noturnas, cassinos, entre outros. Se destacam pelo seu visual de cabelos impecáveis, eficiência no manejo das armas e sagacidade na hora de resolver mistérios.

O trio de atrizes mudou várias vezes. O primeiro, composto por Farrah Fawcet, Jaclyn Smith e Kate Jackson, durou apenas a primeira temporada (1976/77). Na segunda (1977/78), Farrah foi substituída pela atriz Cheryl Ladd, que interpretou o papel de Kris Munroe, irmã mais nova de Jill.

As Panteras foi um marco da estética dos anos 1970, com 114 episódios indo ao ar nos EUA entre 1976/81. O visual da série virou moda entre o público feminino da época: cabelos, as tradicionais pantalonas, blusas de frente-única e echarpes.

Abaixo, veja a abertura da 1ª Temporada de As Panteras, com a narração original brasileira (primeira dublagem):

Share

DVD: Terceiro volume de Fantomas será lançado em abril

$
0
0

O terceiro volume da Coleção Fantomas em DVD chega às lojas a partir do dia 12 de Abril de 2014. O lançamento é da distribuidora independente Cult Classic.

A caixa trará três discos com mais 13 episódios no total. Desta vez, todos com a dublagem original brasileira do estúdio Cine Castro, além de legendas em português e áudio original em japonês.

Abaixo, a lista de episódios disponíveis neste lançamento:

“A Armadilha”, “A Mulher Fantasma”, “Morcego Espacial”, “Robôs Olímpicos”, “O Castelo”, “O Deus de Akibari”, “O Monstro Invisível”, “ Mãos da Morte”, “O Monstro de Fogo”, “A Fábrica de Vulcões”, “O Monstro Marinho”, “A Ilha do Terror” e “A Selva da Morte”.

Nos extras, “Menus Interativos”, “Seleção de Cenas”, “Ficha Técnica”, “Galeria de Fotos” e “Outros Títulos da Coleção Cult Classic”.

O Volume 3 de Fantomas tem preço sugerido de 79,90. Está previsto mais uma caixa nos próximos meses, completando a coleção.

O primeiro volume foi lançado em julho/2013 e o segundo em dezembro/2013.  Em maio/2013, a Cult Classic também lançou o filme “Fantomas, o Guerreiro da Justiça”  (Japão, 1966) em DVD.

Os produtos Cult Classic são encontrados nas lojas 2001 Vídeo, Livraria Saraiva, DVD World, Livraria da Travessa, Livrarias Curitiba e Livraria Cultura.

dvd-fantomas-vol3

O anime Fantomas – O Guerreiro da Justiça foi produzido em 1967/68 e contou com 52 episódios. O personagem é super-humano, criado há milênios por sacerdotes do continente perdido de Atlântida. Fantomas tem seu crânio visível em forma de caveira, veste uma capa e carrega um bastão de prata poderoso que emana raios potentes. Possui uma força espantosa, corpo de metal indestrutível, além da capacidade de voar, viajar entre dimensões, controlar tempestades e criar terremotos. Por outro lado, o herói milenar tem um ponto fraco: a desidratação de seu corpo.

O herói vem lutando, desde então, para livrar a Terra das mãos de diversos seres malfeitores, principalmente o Dr. Zero. Fantomas está sempre por perto para ajudar a pequena Marie e a equipe do cientista Dr. Steel, pessoas que acabaram trazendo-o de volta a vida em uma expedição.

Fantomas – O Guerreiro da Justiça foi exibido no Brasil entre 1973 e 1984 pela Rede Record.

Entre 2012/2014, a Cult Classic colocou no mercado vários outros raríssimos títulos em DVD, como O Pirata do Espaço, O JudocaDon DráculaRobô Gigante, Vingadores do Espaço e Laredo.

Share

Jeannie é um Gênio

$
0
0

1ª Temporada – 1965/66

001 - Um Gênio Pousou em Minha Vida (The Lady in a Bottle) - 18/09/65
Após um pouso forçado em uma ilha deserta, o astronauta Tony Nelson encontra uma estranha garrafa. Quando ele a abre liberta um gênio de 2 mil anos de idade. Ela o salva de ficar perdido para sempre na ilha deserta e o segue até sua casa, passando a morar com ele sem que ninguém saiba.

002 - Mercado Persa (My Hero) - 25/09/65
Tony quer saber quem foi o homem que maltratou Jeannie no mercado. Então ela o leva para o mercado na antiga Pérsia. Lá, eles encontram o homem, que tem quase dois metros de altura. Tentando escapar dele, Tony é vendido à Princesa Fátima.
Curiosidade: Participação de Richard Kiel, o vilão Dentes de Aço da série cinematográfica James Bond, fase Roger Moore.

003 - Como Viver no Mundo da Lua (Guess What Happened on the Way to The Moon) - 02/10/65
Tony proíbe Jeannie de interferir enquanto ele e Roger estiverem em uma missão de sobrevivência no deserto. Mas ela decide ir de qualquer jeito – escondida no cantil de Tony. Ela dá todo o conforto para Tony, incluindo um acampamento árabe, muita água e comida, enquanto Roger passa fome e sede, além de pensar que está tendo alucinações.

004 - Banquete Nupcial  (Jeannie and the Marriage Caper) - 09/10/65
Está quase chegando o momento do casamento de Tony e Melissa. Enquanto Tony tenta convencer Jeannie a não ir junto na lua-de-mel, o General Stone recebe um cargo de embaixador. Melissa quer que Tony deixe o programa espacial e vá junto. Jeannie, então, descobre que um antigo namorado de Melissa ainda está interessado nela e resolve unir o casal.

005 - Secretária Genial (G.I. Jeannie) - 16/10/65
Jeannie entra na Força Aérea Feminina com a esperança de virar secretária de Tony. Mas, com todas as regras e regulamentos, há espaço para um pouco de magia militar?

006 - Desapareça, Mas Não Para Sempre (The Yacht Murder Case)  - 23/10/65
Tony é convidado para um passeio de iate e prende Jeannie no aspirador de pó para que ela não vá junto.Só que a empregada a liberta sem querer. Durante o cruzeiro, várias pessoas ouvem uma discussão entre Tony e uma mulher não identificada (que na verdade é Jeannie). Quando eles procuram, ela sumiu. Tony então é acusado de assassinato.
Curiosidade: Participação de Sandra Gould, da série A Feiticeira.

007 - O Gênio Incompreendido (Anybody Here Seen Jeannie?) - 30/10/65
Jeannie quer que Tony deixe o programa espacial porque é muito perigoso, especialmente depois que ele recusou ajuda para uma caminhada no espaço. Ela, então, faz com que Tony dê respostas erradas durante um checkup.

008 - A Mulher Ideal Não Pode Ser um Gênio (The Americanization of Jeannie) - 06/11/65
Jeannie começa a achar que Tony não está lhe dando valor, então ela decide parar de usar seus poderes mágicos e agir como uma mulher normal. Para isso, ela deixa de fazer o serviço da casa e começa a trabalhar fora como uma demonstradora de utensílios eletrodomésticos.

009 - Foto-Gênia (The Moving Finger) - 13/11/1965 
Tony vai para Hollywood trabalhar como consultor técnico para um filme de astronautas. Jeannie planeja ficar de olho nele: a estrela do filme é a bela Rita Mitchell. Para atrair seu amo, ela decide ser atriz também, mas durante o teste descobre que gênios não podem ser fotografados.

010 - O Filtro Mágico (Djinn and Water) - 20/11/65
Quando Jeannie descobre que Tony está interessado em transformar água salgada em água potável, pisca seu tataravô que teria feito a descoberta 2 mil anos antes. Quando Tony apresenta o projeto na NASA, descobre que as sementes que usou estão extintas.

011 - Procura-Se uma Odalisca (Wathever Happened to Baby Custer?) - 27/11/65 
Um garoto jura que viu Tony flutuando no ar numa toalha de praia. O pai dele, então, o leva ao Dr. Bellows, que decide espionar o Capitão Nelson junto com o menino.
Curiosidade: Participação de Billy Mumy, da série Perdidos no Espaço.

012 - Tentação à Solta (Where’d You Go Go) - 04/12/65
Jeannie, para deixar Tony com ciúmes, marca um encontro com Roger, que acabou de conhecer. Tony incentiva Roger quando sabe que ele vai sair com uma bela garota, mas quando descobre quem é a garota, fica desesperado e sai correndo para procurá-los.

013 – Camaradagem Para a Camarada (Russian Roulette) - 11/12/65
Uma cosmonauta russa em visita à NASA demonstra um grande interesse por Tony, um dia depois de ele ter prometido à Jeannie que não sairia mais com outras garotas. Como resultado do ciúme de Jeannie, sua garrafa termina nas mãos da russa, cujo desejo é se casar com Tony.

014 - Casa ou Não Casa? (What House Across the Street) - 18/12/65
Confusa entre Roger e Tony, Jeannie traz sua mãe à Praia dos Cocos para que ela lhe dê conselhos. Para deixar Tony com ciúmes, ela decide apresentar seus pais a Roger e pisca uma bela casa no terreno baldio em frente à casa de Tony. Depois que o Dr. Bellows descobre tudo, a casa aparece e desaparece a todo o momento, deixando Tony desesperado e Roger sem entender absolutamente nada.

015 - Como Deveria Ser, Se Fosse (Too Many Tony’s) - 25/12/1965
Jeannie descobre que novas exigências do programa espacial podem fazer com que Tony tenha que se casar – então ela já começa a fazer seu vestido de noiva. Ela também cria um sósia de Tony, romântico e apaixonado, para servir como modelo. Uma vez comprometido, ele resolve se casar. Mas Jeannie acaba desistindo no meio da cerimônia.

016 - Mecca, Cidade Encantada (Get Me To Mecca on Time) - 08/01/1966
Devido ao Dia de Ram, Tony tem que ir à Mecca e dizer algumas Palavras Sagradas ou Jeannie perderá seus poderes e desaparecerá para sempre. Mas o local onde o ritual deve ser feito é agora um banco.

017 - Um Astronauta Rico Demais  (The Richest Astronaut in the Whole Wide World) - 15/01/1966
Roger descobre que Jeannie é uma gênia, e se transforma no novo amo dela, roubando a garrafa e a trancando em um cofre. Para recuperar Jeannie, Tony faz seus superiores na NASA acreditarem que o novo rico Roger está envolvido em atividades ilícitas. Para não ser preso e poder continuar no programa espacial, Roger devolve Jeannie com a condição de apagar tudo o que aconteceu.

018 - Bagdá, Mande Reforços  (Is There na Extra Jeannie in the House) - 22/01/1966
Jeannie se oferece para trazer à Praia dos Cocos sua prima Marilla para que Roger tenha sua própria gênio.
Curiosidade: Nesse episódio há a participação da atriz Emmaline Henry como Marilla. Ela voltaria ao show posteriormente como Amanda Bellows.

019 - Ilusões Engarrafadas (Never Try To Outmart a Genie) - 29/01/1966
Tony vai fazer uma viagem de navio para a Itália, e Jeannie insiste em ir junto para protegê-lo. Roger já começa a pensar o que fará com os poderes de Jeannie. O Dr. Bellows, depois de ver as promessas que Roger está fazendo para os amigos, diz que ele é megalomaníaco e deve viajar com Tony para descansar.

020 - Sempre Desejei Ser Médico (My Master the Doctor) - 05/02/1966
Jeannie realiza o desejo de Tony de ser médico quando Roger tem uma crise de apendicite. Roger foge desesperadamente da operação e Tony deve disfarçar sua verdadeira identidade já que o Dr. Bellows está na sala de operações

021 - Um Gênio em Greve (Jeannie and the Kidnap Caper) - 12/01/1966
Tony faz Jeannie jurar que não fará mais nada para ele. Tony então é raptado por agentes secretos chineses e Jeannie não pode ajudá-lo. Se o ajudar, perderá seus poderes. Cabe então a Roger salvar Tony e convencer o General Peterson de que o Dr. Bellows está louco.

022 - Em Jogos de Azar é Preciso Sorte (How Lucky Can You Get) - 19/02/1966
Em Reno, Nevada, Jeannie causa a maior confusão ao interferir quando Roger e Tony vão jogar no cassino, já que as contínuas vitórias de Tony levantam suspeitas na gerência do cassino.
Curiosidade: Nesse episódio Tony e Roger são promovidos a graduação de Major. Participação de Melinda Fee, da série O Homem Invisível.

023 - Com a Bola Branca (Watch the Birdie) - 26/02/1966
Jeannie faz de Tony um grande jogador de golfe, mas ele faz ela voltar atrás. Só que agora ele vai ter que jogar com o General Peterson contra dois oficiais da Marinha sem saber absolutamente nada desse esporte.

024 - Hóspede Permanente (The Permanent House Guest) - 05/03/1966
Tony manda Jeannie parar de piscar coisas miraculosas, e ela se vinga colocando um elefante no quarto dele (pouco antes do Dr. Bellows chegar). Considerado louco pelo General Peterson, o Dr. Bellows resolve se mudar para a casa de Tony para provar que coisas estranhas acontecem.

025 - Gênio Sob Medida (Bigger Than a Bread Box and Better Than a Genie) - 12/03/1966
Roger começa a visitar uma vidente, Madame Zolta, que Tony considera uma farsa. Tony é convidado para uma sessão, investigando os métodos da médium para desmascará-la.

026 - O Mestre dos Mestres (My Master, the Great Rembrandt) - 19/03/1966
Jeannie ajuda Tony a pintar uma cópia de um dos quadros de Rembrandt. A cópia fica tão boa que Tony é acusado de ser um ladrão de obras de arte.

027 - Um Senhor Ladrão (My Master, the Thief) - 02/04/1966
No museu, Jeannie vê um de seus antigos chinelos em exposição. Jeannie os quer de volta e os leva para casa. Tony e Roger planejam a devolução dos chinelos ao museu, mas o Dr. Bellows os escuta e pretende desmascará-los.

028 - Vingança a Longo Prazo (This is a Murder) - 09/04/1966
Tony foi designado para escoltar a princesa Tarji, que está em visita à Praia dos Cocos, pois os EUA estão ansiosos para fechar um negócio de petróleo com o pai dela. Jeannie diz que ela tem que matar Tarji devido a uma briga entre suas famílias que ocorreu há 3000 anos.

029 - Mágico Amador (My Master, the Magician)  - 23/04/1966
O Dr. Bellows entra quando Tony está tirando uma soneca… flutuando no ar. Tony agora tem que mostrar em um show de mágica como faz esse truque.

030 - Jeannie Será Sempre Jeannie (I’ll Never Forget What’s Her Name) - 07/05/1966
Tony bate a cabeça, não reconhece Jeannie e resolve se casar com ela. Roger faz de tudo para contar-lhe a verdade, mas passa por maluco.

2ª Temporada – 1966/67

031 - Há Gênios e Gênios (Happy Anniversary) - 12/09/1966
Jeannie planeja comemorar o 1º aniversário com seu amo na ilha do Pacífico onde ele a encontrou. Porém ele está escalado para um voo espacial. Jeannie, então, faz sua nave cair na ilha, só que quando Tony abre a garrafa para lhe dar uma bronca, tem uma surpresa ao encontrar um gênio mau e furioso chamado Blue Djinn. Ao mandar Jeannie acabar com ele, ela se recusa pois ele é o gênio mais poderoso de todos e foi quem a aprisionou na garrafa anos antes.
Curiosidade: Participação de Michael Ansara, então marido de Barbara Eden.

032 - Sempre aos Domingos (Always on Sunday) - 19/09/1966
Jeannie acha que Tony trabalha demais e quer dar a ele umas férias. Mas quando transforma todos os dias em domingo, ela cria uma confusão geral.

033 - Meu Dono, o Nababo (My Master, the Rich Tycoon) - 26/09/1966
Quando um visitante, Harry Higgins, diz que a casa de Tony é pequena e que a mobília é barata e de mau gosto, Jeannie transforma o lugar em uma luxuosa mansão, com caras obras de arte, empregados e um cofre cheio de dinheiro, para impressioná-lo. Porém esse visitante se revela um agente do Imposto de Renda.
Curiosidade: Participação de Paul Lynde, da série A Feiticeira.

034 - Clima Propício  (My Master, the RainMaker) - 03/10/1966
A chuva ameaça estragar o romântico piquenique de Jeannie e Tony até ela controlar as alterações climáticas. E quando o Dr. Bellows chega no local, Tony tem que dar uma longa explicação, pois está nevando na casa de Tony, em pleno verão!

035 - Ultra Visão (My Wild-Eye Master) - 10/10/1966
Tony é reprovado num exame de visão e fica fora de uma missão espacial. Ele tenta evitar que Jeannie descubra para ela não lhe trazer mais confusão com suas mágicas. Só que ela descobre, claro, e tenta ajuda-lo consertando seus olhos, mas o consegue é dar-lhe visão de raio-x.

036 - O Amigo Cão (What’s New Poodle Dog) - 17/10/1966
Roger arruma para Tony e para si próprio um encontro duplo com duas belas garotas. Jeannie pede que ele não diga nada, mas ele se recusa porque se fizer isso também perderá seu encontro. Jeannie, então, o transforma em um cãozinho poodle para evitar que seu amo saia com a outra garota. Só que o poodle vai acabar no canil da cidade, e Tony acaba pagando uma fortuna para tira-lo das mãos de um garotinho que resolve adota-lo.

037 - Gatilho Relâmpago (Fatest Gun in the East) - 24/10/1966
Ao assistir um filme de faroeste, Tony diz que gostaria de ter vivido no Velho Oeste, onde um homem tinha que ser forte para sobreviver. Jeannie o manda de volta no tempo, e o torna delegado de uma cidade sem lei, onde os rancheiros estão sendo obrigados a vender suas terras aos Dez Profanos.
Curiosidade: participação de Whit Bissel, da série O Túnel do Tempo.

038 - Curso Genial (How to be a Genie in Ten Easy Lesson) - 31/10/1966
Tony acha que Jeannie causa muitas confusões porque não sabe se comportar como gênia. Ao discutir o problema com Roger, este o aconselha a mandar Jeannie ler o livro “Contos das Noites da Arábia”. Tony segue o conselho de Roger, sem saber que o livro contém instruções para gênios dominarem e torturarem seus amos.

039 - É Proibido Interferir (Who Needs a Green Eyed Genie) - 07/11/1966
O ciúme toma conta de Jeannie quando ela suspeita que Tony anda se encontrando com outra mulher. Após prendê-lo em uma gaiola por uma noite, ela percebe que não deveria ter feito isso, mas talvez suas suspeitas não sejam tão infundadas como pareciam.

040 - Uma Data Perdida nos Tempos (Parte I) (The Girl Who Never Had a Birthday) - 14/11/1966
Tony pede ajuda à Jeannie para organizar uma festa de aniversário para Roger. Jeannie então comenta que deve ser muito bom ter uma festa de aniversário, coisa que ela nunca teve em seus mais de 2000 anos porque não sabe qual a data de seu aniversário. Triste, ela começa a desaparecer. Roger e Tony usam astrologia e o novo computador da NASA, “Eric” para descobrir a data, e conseguem, mas antes que possam olhar no papel este lhes é tomado pelo Dr. Bellows. Para piorar as coisas, Tony deve partir para um Alasca em uma missão de duas semanas e Jeannie está presa, quase sem poderes, na gaveta do escritório de Tony que está sendo usado pelo Dr. Bellows.
Curiosidade: Neste episódio é revelado que Jeannie nasceu em 64 A.C.

041 - Uma Data Perdida nos Tempos (Parte II) (The Girl Who Never Had a Birthday) - 21/11/1966
Roger consegue descobrir no computador da NASA “Eric”, o aniversário de Jeannie e evita que ela desapareça. Só que ele é mandado ao Alasca no lugar de Tony porque este inventa vários sonhos estranhos para distrair o Dr. Bellows.

042 - Como Desbancar um Super-Homem (How do you Beat Superman) - 28/11/1966
Achando que Tony não está lhe dando a devida atenção, Jeannie “pisca” um pretendente chamado Tony Milionário, que é um verdadeiro “super-homem” e começa a sair com ele para deixar Tony com ciúmes.   43 – A Voz da Genialidade – 05/12/1966 (My Master, The Great Caruso)
Jeannie dá a Tony a voz de Caruso por alguns instantes. Ele gosta, porém a manda tirá-la. Só que o Dr. Bellows o ouviu cantando e quebrando cristais. Resolve então inscreve-lo num concurso de talentos.
Curiosidade: Nesse episódio é revelado o dia do aniversário de Jeannie: 1° de abril.

044 - Com Todo Meu Carinho (The Greatest Lover in the World) - 12/12/1966
O amor é cego, especialmente quando Jeannie faz com que todas as mulheres se apaixonem por Roger. Infelizmente, nem todas as mulheres que se encontram sob o efeito da magia têm maridos compreensivos.

045 - Um Saldo a Seu Favor (Jeannie Breaks The Bank) - 19/12/1966
Tony quer comprar um barco em sociedade com Roger mas não tem dinheiro. Então ele resolve ir ao banco e pedir emprestado o que precisa. Jeannie não quer que ele vá, pois tem medo que lhe cortem as orelhas como faziam com os maus pagadores onde ela vivia. Quando eles chegam ao banco, o empréstimo é recusado porque Tony não tem nenhuma garantia, apenas sua casa que está hipotecada. Não podendo aceitar que Tony fique sem o que deseja, Jeannie coloca 3 milhões de dólares no banco na conta de fundos do Natal dele. Quando o encarregado dos empréstimos vê que ele tem todo esse saldo, muda de atitude e concede-lhe o empréstimo.

046 - Um Gênio Escreve um Livro (My Master, the Author) - 26/12/1966
Para tentar se livrar um pouco da vigilância de Jeannie, Tony sugere que ela escreva um livro. Ela diz que entende de crianças e Tony a incentiva ainda mais a escrever. Quando termina, ele diz que ela deve assinar o livro como “Anônimo”. A princípio ela aceita a ideia, mas depois resolve colocar Tony como autor do livro.
Curiosidade: Participação de Butch Patrick, da série Os Monstros.

047 - Um Único Desejo (The Greatest Invention in the World) - 09/01/1967
Tony permite que Jeannie realize um desejo de Roger. Enquanto se decide sobre o que vai pedir, acidentalmente derrama café em Tony e deseja não ter feito aquilo. Assim, Jeannie pisca e o tecido torna-se indestrutível.

048 - Um Mestre da Espionagem (My Master, the Spy) - 16/01/1967
Jeannie quer levar Tony a Paris para almoçar, mas ele não pode ir pois tem uma conferência secreta na base. Para resolver o problema, Jeannie coloca um sósia de Tony na reunião e leva o original para almoçar com ela em Paris. Só que Tony é visto por uns oficiais franceses que são amigos do Dr. Bellows.

049 - Carta em Branco (You Can’t Arrest Me – I Don´t Have a Driver´s License) - 23/01/1967
Tony é envolvido em um julgamento de infrações de trânsito quando Jeannie resolve aprender a dirigir (usando o carro dele).
Curiosidade: Participação de Alan Hewitt, da série Meu Marciano Favorito.

050 - Minha Ânfora de Estimação (One of our Bottles is Missing) - 30/01/1967
Dr. Bellows e sua esposa Amanda fazem uma visita surpresa à casa de Tony. Amanda fica encantada com a garrafa de Jeannie e insiste em levá-la para ser copiada. Jeannie acaba ficando presa na garrafa na casa dos Bellows e agora Tony e Roger têm que resgatá-la.

051 - Cidadão Senhor Meu (My Poor Master, the Civilian) - 06/02/1966
Tony é transferido do programa espacial para um emprego civil como chefe de uma produção de foquetes. Como está claro que ele está infeliz com a mudança, Jeannie e Roger resolvem lhe mostrar seu futuro.

052 - Quem Pode Dispensar Tal Gênio? (There Goes The Best Genie I Ever Had) - 20/02/1967
Quando Jeannie começa a mimá-lo demais e ainda por cima o incentiva a ir em um encontro com a Miss Universo e a Miss Galáxia, Tony começa a desconfiar que há algo errado.

053 - Um Gênio que Distrai (The Greatest Entertainer in The World) - 27/02/1967
Graças a Jeannie, Toy está encarregado de organizar uma festa para o General Peterson. Ele resolve tentar trazer Sammy Davis Jr., de quem o General é fã, só que não consegue pois o cantor está com a agenda lotada.

054 - O Pequeno Mestre (My Incredible Shrinking Master) - 06/03/1967
Jeannie acorda de um pesadelo com terríveis presságios sobre seu amo. Mais tarde, quando Tony explica que ele e Roger estão buscando uma forma de reduzir o tamanho dos componentes dos mísseis, Jeannie os transforma em miniaturas.

055 - Senhor Pirata (My Master, the Pirate) - 13/03/1967
Depois de dizer para Jeannie que gostaria de ter conhecido piratas, Jeannie o manda de volta no tempo para um navio pirata no século XVIII, onde ele tem que fugir de bandidos que querem fazê-lo andar na prancha.

056 - Uma Secretária Genial (A Secretary is Not a Toy) - 20/03/1967
Jeannie acha indigno ter um amo apenas major. Então, ela se emprega como secretária do General Peterson, na esperança de forçar a promoção de Tony a General.

057 - O Gênio Frustrado (There Goes the Bride) - 27/03/1967
Decidida a se casar com Tony, Jeannie coloca um feitiço em seu amo, contrariando uma das leis que diz que gênios não podem usar encantamentos de amor. No começo, tudo funciona perfeitamente e Tony pede Jeannie em casamento, mas Hadji descobre e a pressiona a tirar o feitiço.

058 - O Imutável Curso da História (My Master, Napoleon’s Buddy) - 03/04/1967
Jeannie realiza o desejo de Tony de passar uma hora com Napoleão para mudar o curso da história e o pisca para a sua corte. Só que quando Tony conta a Napoleão sobre a traição que sofrerá do General Pichigru e sobre seu exílio em Santa Helena, Napoleão pensa que ele é um espião russo.

059 – Previsões de Uma Bola de Cristal (The Birds and the Bees Bit) - 10/04/1967
Quando Tony lê em um livro que gênios perdem seus poderes caso se casem com mortais, ele pede Jeannie em casamento imediatamente, acreditando que assim seus problemas terão fim.

060 - Receita Para Um Bolo (My Master, the Swinging Bachelor) - 17/04/1967
Quando os Bellows se convidam para jantar em sua casa, Tony tira Jeannie do caminho mentindo ter contratado uma velhinha para preparar a ceia.

061 – A Festa Interrompida (The Mod Party) - 24/04/1967
Roger convida Tony e Jeannie para uma festa moderninha em sua casa. Como eles são aguardados no encontro anual do Dr. Bellows, Tony lhe diz que, seguindo seu conselho de mais exercícios ao ar livre, eles resolveram sair para uma caçada.

3ª Temporada – 1967/68

062 - O Elo Perdido (Fly Me To the Moon) - 12/09/1967
A NASA vai mandar um macaco para uma missão espacial. Jeannie, porém, acredita que só um homem pode exercer essa função, e resolve o problema transformando o macaco em homem.

063 - Jeannie Segunda (Jeannie or the Tiger) - 19/09/1967
Como está com saudades de sua família, Jeannie traz sua irmã até a casa de Tony. Curiosidade: Primeiro episódio em que aparece a irmã de Jeannie.

064 - Aventura em Honolulu (The Greatest Con Artist in the World) - 26/09/1967
Num episódio filmado no Havaí, um ambicioso trapaceiro tenta enganar Jeannie para ficar com o valioso broche que ela ganhou do Rei Tut.

065 - Poderes Transferidos (My Turned on Master) - 03/10/1967
Jeannie promete a Tony não usar seus poderes para que ele a leve para sair. Só que os transfere para Tony, que acidentalmente os passa para o Dr. Bellows, que os transfere para Tony novamente.

066 - Como Sobreviver a um Instrutor (My Master, the Weakling) - 10/10/1967
Chega um novo treinador físico na base que deixa Tony e Roger simplesmente acabados. Jeannie faz com que ele não seja tão cruel.
Curiosidade: Participação de David Soul, da série Starsky and Hutch.

067 - Um Conjunto Desconjuntado (Jeannie the Hip Hippie) - 17/10/1967
Tony vê suas férias irem por água abaixo quando Jeannie resolve promover um novo conjunto de rock para o bazar de caridade da Sra. Bellows.

068 - Para Ator, Todo Mundo Tem Pendor (Everybody’s a Movie Star) - 31/10/1967
Quando um produtor de cinema vai à base para fazer um documentário sobre a vida dos astronautas, Roger vê uma oportunidade de lançar sua carreira de ator.
Curiosidade: Participação de Paul Lynde, da série A Feiticeira.

069 - Um Gênio Perde a Memória (Who Are You Calling a Genie) - 07/11/1967
Depois de um galo gigante na cabeça, Jeannie perde a memória e não faz ideia de quem ela seja. Agora depende de Tony tentar fazer com que ela recupere a memória antes que um advogado cauteloso entre com uma ação dizendo que Jeannie é vítima da “era espacial tecnológica” e processe a NASA pelo incidente.

070 - A Mãe de Meu Mestre e Senhor (Meet My Master’s Mother) - 14/11/1967
A mãe super-protetora de Tony aparece para uma visita. Após notar que a geladeira está vazia e que seu filhinho anda magrinho, ela decide passar uma temporada pois acredita que ele não esteja cuidando bem de sua saúde. Sem nem perceber, ela acaba insultando Jeannie e provocando sua ira.

071 – Um Astronauta a Caminho das Estrelas (Here Comes Bootsie Nightingale) - 21/11/1967
Tony e Roger competem para ver quem acompanhará a estrela Bootsie Nightingale à uma festa. O que eles não sabem é que ela pretende aproveitar a ocasião para anunciar que está noiva de um astronauta.

072 - Como se Uma Não Bastasse (Tony’s Wife) - 28/11/1967
A irmã de Jeannie a convence que ela nasceu sob o signo que traz azar e que ela precisa se separar de Tony por 15 anos ou a vida dele será um desastre completo. Jeannie está convencida de que sua irmã está certa e tenta arranjar um casamento para Tony antes que ela vá embora.

073 - Ajude a Quem Precisa (Jeannie and the Great Bank Robbery) - 05/12/1967
Tony tem um prazo final para entregar um trabalho. Para conseguir uma folguinha de Jeannie, ele sugere que ela tente ajudar outra pessoa para variar um pouco. Enquanto andava pelo parque, Jeannie ouve sem querer dois homens falando que precisam de dinheiro e ela usa o carro de Tony para retirar dinheiro do banco!

074 - Treinando Para Gênio (My Son, the Genie) - 12/12/1967
Tony tem que lidar com dois visitantes ao mesmo tempo: Harold, o filho do Chefe dos Gênios e o Presidente dos Estados Unidos.

075 - Jeannie nas Ilhas do Pacífico (Jeannie Goes to Honolulu) - 26/12/1967
Jeannie complica a vida de Tony no Havaí, pois ele lhe disse que iria para o Pólo Norte.

076 - A Batalha de Waikiki (The Battle of Waikiki) - 02/01/1968
Jeannie traz de volta o Rei Kamehameha, antigo rei do Havaí, e ele resolve reunir seu povo para lutar contra o progresso que tomou conta de sua terra.

077 - Com Destino à Lua (Parte I) (Genie, Genie, Who’s Got the Genie) - 16/01/1968
Aventura de quatro episódios. Começa quando Jeannie é presa num cofre da NASA que será embarcado numa nave para a Lua.

078 - Com Destino à Lua (Parte II) (Genie, Genie, Who’s Got the Genie) - 23/01/1968
Na 2ª parte, Jeannie continua presa no cofre da NASA, que se tornou objeto de interesse do dois trapaceiros.

079 - Com Destino à Lua (Parte III) (Genie, Genie, Who’s Got the Genie) - 30/01/1968
Na 3ª parte, Jeannie continua presa e sua irmã aparece para tentar roubar Tony para sempre.

080 - Com Destino à Lua (Parte IV) (Genie, Genie, Who’s Got the Genie) - 06/02/1968
Conclusão: o cofre onde está Jeannie se autodestruirá e ela deve ser libertada por um expert em explosivos. O problema é que o homem que libertá-la será seu novo amo.

081 - Não Se Preocupe com os Astronautas (Please Don’t Feed the Astronauts) - 13/02/1968
Tony e Roger devem passar 5 dias numa ilha deserta, numa missão de sobrevivência.

082 - Meu Concorrente, um Fantasma (My Master, the Ghost Breaker) - 20/02/1968
Tony recebe de herança um antigo casarão na Inglaterra. Quando vão inspecionar o lugar; Jeannie, Tony e Roger encontram fantasmas.

083 - Um Senhor Tirano (Divorce, Jeannie Style) - 27/02/1968
A Sra. Bellows vê Jeannie e acha que ela e Tony são casados.

084 - Não Servirás a Dois Senhores (My Double Crossing Master) - 05/03/1968
Para provar a Roger que Jeannie é fiel, Tony se disfarça de psiquiatra inglês em visita à NASA. Com essa armação, além de conquistar Jeannie, conquista também um paciente: o Dr. Bellows.

085 - Nunca Experimente o Ódio de um Gênio (Have you Ever Had a Jeannie Hate You) - 12/03/1968
A irmã de Jeannie volta para mais uma briga por Tony. Dessa vez, ela faz com que Jeannie use poções mágicas que a fazem odia-lo.

086 - O Primeiro Casal na Lua (Operation: First Couple on the Moon) - 19/03/1968
O projeto da NASA para levar um casal à Lua leva à uma disputa interplanetária entre Jeannie e sua irmã pelo amor de Tony.

087 - Conheço-Me de Algum Lugar (Haven’t I Seen Me Some Place Before?) - 26/03/1968 
Jeannie cria confusão quando ela põe a personalidade de Tony no corpo de Roger e vice-versa.

4ª Temporada – 1968/69

088 - Os Marcianos (U-F-OH Jeannie) - 16/09/1968
Roger e Tony pousam numa vila do interior cujos habitantes pensam que os astronautas são marcianos.

089 - Guloseimas Geniais (Jeannie and The Wild PipChicks) - 23/09/1968
A mãe de Jeannie lhe manda uns biscoitos que deixam muito forte quem os come.

090 - Perseguição de um Cão (Djinn Djinn Go Home) - 30/09/1968
Djinn-Djinn, o cãozinho de estimação de Jeannie (também um gênio) vem visitá-la. O problema: ele ataca qualquer um que esteja vestindo um uniforme, causando terror entre Tony e seus colegas da base.

091 - Edição Antecipada (Tomorrow is not a Another Day) - 07/10/1968
Jeannie “pisca” o jornal de amanhã, e ele diz que um astronauta quebrou uma perna.

092 - A Gripe Persa (Abdullah) - 14/10/1968
Jeannie tem que tomar conta de seu sobrinho Abdullah. As confusões começam quando Jeannie deixa o bebê aos cuidados de Tony e Roger por um dia.

093 - As Desvantagens de um Carro Usado (Have You Heard The One About The Used Car Salesman) - 21/10/1968
Jeannie dirige o carro de Tony e causa um acidente, deixando o carro em péssimas condições. Em busca de um novo carro para seu amo, Jeannie terá de lidar com um trapaceiro.

094 - Um Direto Por Meios Indiretos (Strongest Man in The World) - 18/11/1968
Jeannie faz com que Tony se torne forte, autoconfiante e um candidato a se envolver em grandes confusões.

095 - Que o Teto Desabe Sobre a Minha Cabeça (Indispensable Jeannie) - 25/11/1968
Tony e Roger devem passar por um teste de compatibilidade.

096 - Um Filme Super Secreto (Jeannie and The Top Secret Secret) - 02/12/1968
Tony está numa missão secreta para o Pentágono. Jeannie porém, se intromete pois acha que ele está saindo com outra garota bem no aniversário deles como amo e gênio.

097 - Como Fazer um Astronauta Entrar em Órbita (How To Marry na Astronaut) - 09/12/1968
A irmã de Jeannie aparece querendo dar lições de como arrumar um marido.

098 - Enlouquecendo o Psiquiatra (Dr. Bellows Goes Sane) - 16/12/1968
Os relatórios do Dr. Bellows sobre suas estranhas experiências como psiquiatra de Tony convencem seus superiores de que o Dr. Bellows é que é o maluco.

099 - A Filha do General (Jeannie The Guru) - 30/12/1968
Tony é obrigado a esconder o namoro da filha de um General quando ela o ameaça de contar que Jeannie mora com ele.

100 - O Engano de Jeannie (Parte I) (The Case of My Vanishing Master) - 06/01/1969
Primeira parte: um agente secreto – idêntico a Tony – entra no lugar dele para disfarçar sua súbita ausência. O problema é que ao assumir a sua identidade ele deve lidar com Jeannie (que ele não conhece), e que não entende o que está acontecendo com seu amo.

101 - O Engano de Jeannie (Parte II) (The Case of My Vanishing Master) - 13/01/1969
Conclusão: o verdadeiro Tony ainda não voltou, e o falso Tony colocado em seu lugar comenta com o Dr. Bellows a respeito de Jeannie.

102 - Antes um Foguete que uma Sela (Ride Astronaut) - 27/01/1969
Jeannie é eleita rainha de um rodeio. Tony e Roger se disfarçam de cowboys durante o evento.

103 - Vende-se uma Casa Invisível (Invisible House for Sale) - 03/02/1969
Jeannie decide vender a casa de Tony. Para tanto, transforma o lugar em uma mansão.

104 - Ambições de Jeannie (Jeannie The Governor’s Wife) - 10/02/1969
Os esforços de Jeannie para que Tony se torne governador causam muitos problemas, começando com uma olhada “mágica” em seu futuro político.

105 - Abra os Olhos em Tempo (Is There a Doctor in the House?) - 17/02/1969
Tony está sofrendo de uma estranha doença que o faz cair no sono de repente.

106 - Pondo as Barbas de Molho (The Biggest Star in Hollywood) - 24/02/1969
A visita oficial de Tony a Hollywood se transforma em um desastre quando ele descobre que Roger também está lá e decidido a transformar Jeannie em uma estrela.

107 - A Fragilidade da Porcelana (The Case of the Porcelain Puppy) - 03/03/1969
Jeannie começa a transformar tudo em porcelana, incluindo seu cachorro.

108 - Os Truques da Defesa (Jeannie for the Defense) - 10/03/1969
Tony é levado aos tribunais por uma acusação falsa de haver machucado um motorista no trânsito.
Curiosidade: Participação de Dick Sargent, da série A Feiticeira.

109 - Ninguém Ama um Astronauta Gordo (Nobody Loves a Fat Astronaut) - 17/10/1969
A irmã de Jeannie volta para mais uma tentativa de roubar Tony. Dessa vez ela arma uma série de truques que podem deixar Tony fora de uma missão espacial.

110 - Volta ao Mundo em Oitenta Evoluções (Around the Moon in 80 Bliks) - 24/03/1969
Jeannie deixa Tony resfriado antes dele ser enviado em uma missão espacial. Depois que o foguete decola, decide trazê-lo de volta. Só que com a gripe, seus poderes não funcionam direito e Tony volta para a Terra junto com o Comandante Wingate.

111 - Jeannie em Duplicata (Jeannie Go Round) - 07/04/1969
A irmã de Jeannie dá um show em um night club, causando a maior briga entre Jeannie e Tony, para ver se dessa vez ela consegue roubar Tony.

112 - Um Simples Brinquedo Inofensivo (Jeannie and The Secret Weapon) - 14/04/1969
Um modelo em escala de uma estação espacial cai nas mãos de um inventor trapaceiro.

113 - Um Repórter Chantagista (Blackmail Order Bride) - 28/04/1969
Um repórter está em busca de uma história sobre a vida particular de Tony.

5ª Temporada – 1969/70

114 - Dó Maior (Jeannie at the Piano) - 16/09/1969
Tony se torna um grande pianista tocando um piano mágico dado por Jeannie.

115 - Revolucionário de Quatro Patas (Djinn Djinn the Pied Piper) - 23/09/1969
Djinn-Djinn, o cachorro de Jeannie, faz mais uma visita à NASA.

116 - Um Reino Por Seu Amor (Parte I) (Guess Who’s Going To Be a Bride) - 30/09/1969
Nesta primeira parte, o tio de Jeannie, Sulieman, que é marajá do reino de Basenji, vem à Praia dos Cocos avisar que renuncia o trono em nome de Jeannie.

117 - Um Reino Por Seu Amor (Parte II) (Guess Who’s Going To Be a Bride) - 07/10/1969
Conclusão: depois de ter magoado Jeannie e ter sido abandonado por ela, Tony chega à conclusão de que ele a ama e quer se casar com ela.

118 - O Creme Rejuvenescedor (Jeannie’s Beauty Cream) - 14/10/1969
Jeannie dá à Sra. Bellows um pote de creme de beleza que a rejuvenesce tanto que ela se torna irreconhecível para seu marido.

119 - Festa Só Para Solteiros (Jeannie and the Bachelor Party) - 21/10/1969
Roger faz uma despedida de solteiro para Tony contra a sua vontade. Mais surpreso fica o General Schaeffer que pensa que Tony está em uma conferência secreta.

120 - Sangue Verde (The Blood of a Jeannie) - 28/10/1969
Jeannie e Tony devem fazer exames de sangue antes de se casarem. Só há um problema: o sangue de Jeannie tem glóbulos verdes!

121 - Pouso Forçado em Cuba (See You in C-U-B-A) - 04/11/1969
Tony tem que testar um novo avião na mesma hora em que Jeannie quer que ele esteja em casa. Jeannie traz Tony de volta, mas ele exige que ela desfaça isso. O resultado é que o avião aterrissa em Cuba e Tony se torna prisioneiro de revolucionários.

122 - O Demolidor (The Mad Home Wrecker) - 11/11/1969
O pessoal da NASA dá de presente à Jeannie e Tony a redecoração de sua casa, feita por um artista moderno.

123 - Sob Observação (Uncles a Go-Go) - 25/11/1969
Dois tios de Jeannie chegam à Praia dos Cocos. Eles devem aprovar Tony para que ele se case com Jeannie.

124 – Os Esponsais (The Wedding) - 02/12/1969
Chega o dia do casamento de Jeannie e Tony, e os noivos tem que lidar com um problema extra: gênios não poder ser fotografados.

125 - Destruidora de Lares (My Sister, the Home Wrecker) - 09/12/1969
A irmã de Jeannie descobre que Jeannie e Tony se casaram e arma um plano para separá-los.
Curiosidade: Participação de Michael Ansara, então marido de Barbara Eden.

126 - Uma Garota Adequada (Jeannie, the Matchmaker) - 16/12/1969
Roger está se sentindo um pouco abandonado depois que Jeannie e Tony se casaram. Jeannie decide encontrar a “garota perfeita” para ele.

127 - Economia Americana (Never Put a Genie on a Budget) - 30/12/1969
Tony decide fazer com que Jeannie respeite um orçamento determinado por ele. Só que Jeannie leva isso muito a sério e agora Tony tem de provar a um astronauta russo em visita à base que o programa espacial não está falido e que os astronautas não estão passando fome.
Curiosidade: Participação de Stafford Repp, da série Batman.

128 – Os Terríveis Efeitos do Vinho (Please Don’t Give My Jeannie No More Wine) - 06/01/1970
Jeannie e Tony vão jantar na casa dos Bellows, e Jeannie pisca um vinho como presente. O problema é que o vinho torna as pessoas invisíveis.

129 - Uma Cobertura Para Jeannie (One of Our Hotels is Growing)- 13/01/1970 
Jeannie transforma as férias em Los Angeles em uma grande confusão quando pisca um andar extra para um hotel antes lotado.

130 - O Visitante de Outros Mundos (The Solid Gold Jeannie)  - 20/01/1970
Tony, Roger e o Comandante Wingate acabaram de voltar da Lua e devem ficar numa câmara de isolamento por 21 dias. Só que Jeannie se pisca para dentro da cabine.

131 - Madame Djinn-Djinn (Mrss Djinn Djinn) - 03/02/1970
Djinn-Djinn volta com sua “esposa” e com a notícia de que vai ser pai. Só que há uma grande confusão e todos pensam que Jeannie está grávida.

132 - Engarrafada na Origem (Jeannie and the Curious Kid) - 10/02/1970
Jeannie e Tony tomam conta do sobrinho dos Bellows por um dia. Só que o esperto garoto descobre que há um gênio na casa. Ele prende Jeannie na garrafa e a leva para a casa dos Bellows.

133 - O Melhor Marido do Ano (Jeannie, the Recording Secretary) - 24/02/1970
A Associação das Esposas dos Oficiais está fazendo um concurso de melhor marido. Jeannie acha que Tony deve ganhar de qualquer jeito, só que ele está numa missão e não pode ser observado.

134 - Um Golpe de Mestre (Help, Help a Shark) - 03/03/1970
Jeannie faz com que Tony atrapalhe o General Schaeffer numa partida de bilhar contra um antigo adversário, o General Fitzhugh.

135 - Namorada de Infância (Eternally Yours Jeannie) - 17/03/1970
Uma antiga namorada de Tony, Bonnie, vem à Praia dos Cocos visitá-lo. Jeannie fica morrendo de ciúmes, e resolve se passar por Bonnie para descobrir se Tony ainda ama sua antiga namorada.

136 - Um Presente Genial (An Astronaut in Sheep’s Clothing) - 24/03/1970
Jeannie não sabe o que dar de presente a Tony no seu aniversário de seis meses de casamento, agora que ela está proibida de piscar coisas extravagantes.

137 - Jeannie é Mesmo um Gênio (Hurricane Jeannie) - 28/04/1970
Há um furacão na Praia dos Cocos. O Dr. Bellows e Roger têm que passar a noite na casa dos Nelson. Tony e Roger fazem de tudo para evitar que Jeannie use sua mágica.
Curiosidade: Esse episódio estava programado para ser o final da série, com o Dr. Bellows descobrindo toda a verdade a respeito de Jeannie e Tony se demitindo do programa espacial. Porém, os autores sabiam que os produtores poderiam colocar o episódio no ar antes do término da série e, como seria muito estranho Tony aparecer na base depois de ter se demitido, optaram por usar a velha sequência do “Era apenas um sonho”.

138 - As Intervenções de Jeannie (One Jeannie Beats Four of a Kind) - 19/05/1970
Está havendo uma investigação na base para desmascarar um jogador de cartas profissional que está roubando os oficiais.

139 - Um Astronauta ao Molho de Pimenta (My Master, the Chili King) - 26/05/1970
Um trapaceiro encontra sua vítima perfeita: Jeannie, que quase leva Tony aos tribunais depois de colocar seu rosto no rótulo de todas as latas de chili à venda na Praia dos Cocos.

Share

Jeannie é um Gênio

$
0
0

Ficha Técnica

Título: Jeannie é um Gênio (I Dream of Jeannie/1965-70/EUA/P&B/Cor/Colorizado)
Criação: Sidney Sheldon
Produção: Sidney Sheldon
Elenco: Barbara Eden (Jeannie), Larry Hagman (Major Nelson), Bill Daily (Major Healey), Hayden Rorke (Dr. Alfred Bellows), Emmaline Henry (Amanda Bellows), Barton MacLaine (General M. Peterson), Vinton Hayworth (General Winfield Shaeffer)
Tema Musical: Richard Wess (1ª Temp.), Hugo Montenegro e Buddy Kaye (2ª a 5ª Temp.)
Formato: 139 episódios de 25 minutos em 5 temporadas
Estúdio/Distribuição: Columbia Pictures Television/Screen Gems
Dublagem: AIC/SP. Com Líria Marçal (Jeannie), Emerson Camargo (Major A. Nelson – 1ª Temp.), Flávio Galvão (Major A. Nelson – 2ª a 5ª Temp.), Dráusio de Oliveira (Major R. Healey – 2ª a 5ª Temp.), Luiz Orione (Dr. A. Bellows – 1ª Temp.),  Xandó Batista (Dr. A. Bellows – 2ª a 5ª Temp.), Helena Samara (Amanda Bellows) e João Ângelo (General Schaeffer).

jeannie-e-um-genio-abertura

O Início

A série A Feiticeira havia estreado nos Estados Unidos em setembro de 1964, via rede ABC. Fez sucesso instantâneo e chamou logo a atenção de redes concorrentes. Uma delas – a NBC – passou a ver no filão de “mágicas” uma enorme fonte de audiência e decidiu encomendar um projeto semelhante. Sol Saks, produtor e roteirista de A Feiticeira, foi convidado pela NBC a participar do projeto, mas recusou a empreitada por considerar tal atitude pouco ética.

Assim sendo, a NBC procurou pelo novelista Sidney Sheldon e pediu para que este criasse uma série também com muita mágica e que fosse estrelada por uma linda mulher que mexesse com a imaginação dos homens. Sheldon consultou um dos produtores de A Feiticeira – Harry Ackermam – e como ele não se opôs à ideia, começou então a desenvolver o episódio-piloto da série que ficaria conhecida por I Dream of Jeannie (no Brasil, Jeannie é um Gênio).

A Série

jeannie-e-um-genio-materia1

Major Nelson e Jeannie

Sheldon elaborou uma trama onde um Capitão da NASA, chamado Anthony Nelson, testa um novo foguete, mas que apresenta problemas e cai numa ilha do Oceano Pacífico (na verdade, uma praia chamada Zuma, ao Sudoeste da Califórnia). Enquanto aguarda socorro, ele encontra nas areias uma estranha garrafa e, ao abri-la, liberta uma linda gênio chamada Jeannie. Grata, ela está pronta para realizar todos os desejos de Tony, seu amo, custe o que custar.

Nelson reluta em levá-la, mas Jeannie volta para a garrafa e consegue deixá-la entre os pertences do Capitão, indo parar em sua residência, em Cocoa Beach, na Florida.

Muito travessa e ciumenta, Jeannie usará seus poderes para colocar seu amo nas mais divertidas e complicadas situações.

A série mostrou um modelo de mulher ideal, que os homens fantasiavam. Ela deveria ser bonita, charmosa e que realizasse os desejos masculinos. E assim foi feito. Ao invés de um gênio gordo, uma belíssima garota com poderes mágicos para realizar qualquer sonho. E a profissão do novo “amo” seria a de astronauta e piloto da Força Aérea, que simbolizava o heroísmo naquela década de 1960, auge da Era Espacial.

O capitão, depois major, prefere que Jeannie não faça uso de seus mágicos poderes e procura esconder sua verdadeira identidade de todos os amigos e demais pessoas. Sempre que Jeannie usa suas mágicas, o major fica quase sem saída para dar explicações aos superiores da Nasa, principalmente para o Coronel Bellows, o psicanalista da base de operações da NASA, que tenta descobrir a causa das coisas estranhas que passam a acontecer quando ele está por perto.

Aliás, estas cenas com o Dr Bellows são das mais engraçadas, visto que o doutor sempre tenta desmascarar o segredo do Major Nelson na frente dos outros. Por várias vezes, o doutor passou-se por louco, visto que ele é a única pessoa que testemunha os resultados intrigantes que as mágicas de Jeannie provocam. E aí é que está o ponto engraçado, pois ele nunca vê a mágica, mas sempre o resultado delas.

O atrapalhado Major Healey, o melhor amigo de Nelson, é o único a saber da existência de Jeannie, quando sem querer, acaba descobrindo o segredo da garrafa. Healey tentar namorar Jeannie, quando a conhece na forma de uma moça comum. Mas ele consegue guardar segredo e, por várias vezes, tenta ajudar Tony a sair das enrascadas que Jeannie o envolve. Mas, ao invés de ajudar, acaba geralmente encrencando mais o seu amigo.

“Diferente, divertido, surpreendente. Um programa verdadeiramente genial. A garota desse programa é sonho, é um espetáculo, é muito viva. Jeannie é um Gênio!” (abertura da série)

O Elenco

A atriz Barbara Eden sempre foi a primeira escolha de Sidney Sheldon para o papel de Jeannie, já que o novelista admirava sua beleza e sensualidade. Larry Hagman foi escolhido dentre vários atores que fizeram testes para o papel de Anthony Nelson. Consta que sua situação pessoal não era nada boa na ocasião, já que tinha apenas 20 dólares no bolso e estava desempregado há nove meses, com a família acampada em uma praia. Curioso se considerarmos que Hagman era filho da atriz Mary Martin e de um advogado chamado Benjamin Hagman. Bill Daily foi convidado para ser Roger Healey pelo fato de ter atuado num dos primeiros episódios de A Feiticeira, assistido por Sidney Sheldon.

personagens1

personagens-2

1ª Temporada

Após a contratação dos demais atores, as filmagens do piloto foram levadas a efeito, sendo encerradas ainda no início de dezembro de 1964. Vale salientar que o projeto foi encomendado pela NBC para concorrer com A Feiticeira, que era da ABC, mas curiosamente sendo produzido pelo mesmo estúdio, a Columbia Pictures Television, que era associada da produtora Screen Gems.

jeannie-e-um-genio-materia2

Jeannie e Major Nelson

Quando os executivos deram sinal verde para o início da produção de Jeannie é um Gênio, Barbara Eden (na ocasião casada com o ator Michael Ansara) estava grávida. A saída encontrada pela produção foi esconder a barriga de Barbara atrás de um véu e roupas folgadas.

Dois dias após ter estreado na tevê americana, o primeiro episódio de Jeannie é um Gênio foi duramente criticado pela revista Variety: “A produtora Screen Gems, tendo obtido grande sucesso com A Feiticeira, faz uma tentativa de conseguir outro sucesso nesta nova temporada, só que desta vez a boneca é um gênio e não uma bruxa. Jeannie é um Gênio não é original na sua execução. É também sem imaginação e acima de tudo infeliz. Trata-se de uma das estreias mais fracas desta temporada”.

A exemplo de A Feiticeira, Jeannie teve a 1ª Temporada produzida em preto e branco. Nela, Anthony Nelson ainda é Capitão e possui uma namorada chamada Melissa (Karen Sharpe) que é filha do General Stone (Phillip Ober). Durante esta temporada, Jeannie comporta-se como uma menina levada e inconsequente. Acaba com o noivado de Anthony Nelson e só é descoberta por Roger Healey no episódio 17, denominado “Um Astronauta Rico Demais” (The Richest Astronaut in the Whole Wide World).

2ª a 4ª Temporadas

A partir da 2ª Temporada, Jeannie é um Gênio ganhou cores e, tanto Nelson quanto Healey, foram promovidos a graduação de Major. Jeannie passou a ser mais sexy e ciumenta, colocando o personagem de Tony Nelson em várias situações hilariantes, algumas beirando o puro pastelão. O tema musical da 1ª Temporada, composto por Richard Wess, foi substituído por outro tema, composto por Hugo Montenegro e Buddy Kaye. Assim como o tema, a apresentação também foi trocada por uma animação bem ao estilo da abertura da concorrente A Feiticeira.

jeannie-e-um-genio-materia4

Elenco principal

O número de situações onde o Dr. Bellows (Hayden Rorke) passa a ser contrariado aumentou e a série ganhou em movimentação. Apesar disso, nenhuma das cinco temporadas que compõem o seriado consta da listagem das 20 séries mais assistidas nos Estados Unidos no período 1965/70.

Vale dizer que o primeiro episódio de Jeannie é um Gênio filmado em cores foi “Gatilho Relâmpago” (Fatest Gun in the East), mas o episódio de estreia da 2ª Temporada foi “Há Gênios e Gênios” (Happy Anniversary), levado ao ar em 12/09/66. Nesse episódio, o ator convidado é Michael Ansara, então marido de Barbara Eden.

No período compreendido entre 1966/69, vários foram os atores famosos que apareceram na série, entre eles, Sammy Davis Jr, Groucho Marx, uma jovem Farrah Fawcett e até Dick Sargent, antes de ser chamado para substituir Dick York na série A Feiticeira.

Embora a 2ª Temporada tenha começado com situações hilárias e boa audiência, há que se ressaltar que o interesse do público por Jeannie foi decaindo durante a 3ª e 4ª temporadas. Sidney Sheldon deixou a equipe de produção, optando por escrever seus famosos romances. Durante a 4ª Temporada, o ator Barton MacLaine (que vivia o General Peterson) veio a falecer. Para seu lugar, foi chamado o ator Vinton Hayworth (que encarnava o General Schaeffer). Mesmo com esse desgaste, o programa ainda agradava a muitos e conseguia se manter na grade de programação da NBC.

A partir da 3ª Temporada, alguns episódios contam com a participação da irmã espertalhona de Jeannie, vivida pela própria Barbara Eden. Quando as duas personagens precisavam aparecer em uma mesma cena, a dublê utilizada era Evelyn Moriaty. O principal objetivo da irmã era conquistar o Major Nelson.

Ainda na 3ª Temporada, Sidney Sheldon passou a escrever cada vez menos os roteiros dos episódios. Ele passava a dedicar-se mais a escrever  seus grandes romances. Dos 133 episódios de Jeannie, 54 foram escritos por Sheldon. Na 3ª Temporada, por exemplo, apenas 12 foram escritos por ele.

5ª Temporada (1969/70)

jeannie-e-um-genio-materia3

Major Nelson e Jeannie

A 5ª Temporada foi problemática e acabou determinando o fim da série. Tudo porque a NBC ordenou que Tony e Jeannie deveriam se casar. É incrível como os executivos da produção não foram capazes de adivinhar que isso acabaria com o encanto da série. Transformaria ambos num casal comum e assim o principal atrativo do programa seria extinto. Todos no elenco foram contra a ideia, mas acabaram seguindo as instruções impostas pela rede exibidora.

Larry Hagman era o mais inconformado e tornou-se uma figura difícil de lidar a partir de então. Havia um consenso que o programa poderia ficar mais tempo no ar se o casamento dos personagens não ocorresse. O episódio da oficialização da união de Tony e Jeannie foi levado ao ar em 02/12/1969 e chamou-se “The Wedding” (“Os Esponsais”). Em meio a essa turbulência e a índices de audiência que começaram a despencar, Jeannie é um Gênio acabou ao final da 5ª Temporada, com 139 episódios produzidos.

A Volta de Jeannie é um Gênio

jeannie-e-um-genio-materia6

Capa do DVD do filme, lançado há poucos anos.

Nem tão diferente, nem tão surpreendente. A ideia de trazer Jeannie de volta tornou-se realidade em 1985, quando foi produzido o telefilme “Jeannie é um Gênio: 15 Anos Depois” (I Dream of Jeannie: 15 Years Later), com 120 minutos de duração e dirigido pelo mesmo William Asher que produziu e dirigiu episódios de A Feiticeira. Asher também foi casado com a atriz Elizabeth Montgomery, a protagonista de A Feiticeira.

O filme não causou nenhum impacto, foi considerado fraco e as comparações com o tempo da série foram inevitáveis. O maior problema da fita é a ausência de Larry Hagman no papel do Major Anthony Nelson. Em seu lugar fora escalado o ator Wayne Rogers. Ainda assim, em 1991, uma nova produção televisiva foi tentada. Chamou-se “Jeannie Ainda é um Gênio”. O resultou ficou pior ainda, já que Hayden Rorke (o Dr. Bellows) havia falecido e excluíram o personagem de Tony Nelson, alegando que o mesmo estava em missão secreta (!).

» Compre o filme “A Volta de Jeannie é um Gênio” na loja Amazon, dos EUA.

Durante muito tempo, a desculpa oficial dada para a não convocação de Larry Hagman para esses filmes, era a de que ele estaria preso a outros compromissos (em especial com a série de tevê Dallas). Correm hoje informações de que o mesmo teria sido sondado por telefone em 1985, mas que teria achado o valor oferecido – cerca de 5 mil dólares – muito pouco para o que o papel representava. Hagman chegou a argumentar que o justo seria ganhar o que Barbara Eden estaria ganhando para estrelar tal produção. Depois de alguma conversa ele não foi mais acionado e Wayne Rogers fora colocado em seu lugar. Isso que teria decepcionado em muito o ator Bill Daily. Hagman teria admitido que tinha o filme gravado em casa, mas que nunca teve coragem de assisti-lo, já que nem Sidney Sheldon, ou qualquer um de seus antigos colegas, o procuraram para incentiva-lo a participar de tal produção.

Jeannie x Feiticeira

Antes mesmo de estrear, Jeannie é um Gênio era apontada como uma espécie de imitação da série A Feiticeira, um sucesso da época. Verdade ou não, Jeannie é um Gênio começou depois e terminou antes. Seguem algumas coincidências:

jeannie-e-um-genio-materia7

Jeannie e Samantha

 Sequências de entrada com desenhos animados.
 Temas musicais instrumentais.
 Temas musicais cantados não aproveitados na série.
 Parentes gêmeas e más, usando peruca com cabelo escuro.
• Amigos abelhudos (Gladys Kravitz em A Feiticeira e o Dr. Bellows em Jeannie é um Gênio).
 As duas séries começaram a ser produzidas em preto e branco e com as atrizes principais grávidas.
 Os cenários da casa de Samantha e James são os mesmos da casa do Dr. Bellows e de Amanda Bellows.
 William Asher, diretor de A Feiticeira e marido de Elizabeth Montgomery, dirigiu o filme “Jeannie é um Gênio: 15 Anos Depois” em 1985.

Atores

Barbara Eden

jeannie-e-um-genio-materia8Barbara Eden nasceu Barbara Jean Moorehead, em 23 de agosto de 1934, nos EUA. Aos 17 anos, foi eleita Miss São Francisco. No fim de 1957, conheceu o ator Michael Ansara, com quem se casou em 17 de janeiro de 1958. Quando a produção de Jeannie é um Gênio foi autorizada, Eden descobriu que estava grávida. Ficou muito feliz e pensou até em desistir do projeto. Mas, Sidney Sheldon convenceu a todos que ela deveria ser mantida e sua condição de grávida disfarçada. Seu filho, Matthew Ansara, nasceu em 29 de agosto de 1965.

Durante a produção da série, uma grande polêmica chegou a ser formada pelo fato da atriz não poder mostrar o umbigo (!), escondendo a gravidez;

A série terminou em 1970 e, no ano seguinte, Barbara voltou a atuar com Larry Hagman, no filme “A Howling in the Woods”. Logo depois, perdeu um bebê que esperava aos sete meses de gravidez. Em 1972, começou a se recuperar da perda do filho e a se dedicar a um show que fazia em Las Vegas. Em 1973, seu casamento com Michael Ansara chegou ao fim. Casou-se em 11 de setembro de 1977 com Charles Fergert, um repórter de Chicago. Um pouco antes de seu casamento, seu filho Matthew anunciou que queria ir morar com o pai.

Em 1974, Barbara Eden quase conseguiu um programa próprio. O projeto, no entanto, fora rejeitado pelos executivos de produção.

A atriz estrelou, em 1981, o filme “Harpey Valley”, que conseguiu repercussão e até gerou uma série de tevê, que durou duas temporadas. Nessa mesma época, as grandes diferenças entre ela e seu marido ficaram evidentes e eles se divorciaram em 1982.

Quando voltou a morar na Califórnia, Eden levou um choque ao descobrir que seu filho Matthew Ansara estava viciado em drogas. Na mesma época, a mãe da atriz faleceu devido a um câncer de pulmão.

Em 1989, Barbara Eden conheceu o executivo Jon Eicholtz. Apesar de toda a fama de Jeannie é um Gênio, ele não tinha a menor ideia de quem ela era. Em 5 de janeiro de 1991, após dois anos de namoro, casaram-se na cidade de São Francisco.

Barbara voltaria a trabalhar novamente com Larry Hagman em 1991, na série de tevê Dallas. Em 1999, esteve no “Donny and Marie Show”, numa reunião com seus colegas Larry Hagman, Bill Daily e o criador de Jeannie, Sidney Sheldon.

Em 2001, voltou a passar por momentos difíceis ao perder seu único filho, Matthew Ansara, encontrado morto dentro de seu carro, em um subúrbio de Los Angeles, dia 25 de junho. Fora constatado que ele falecera devido a intoxicação aguda de heroína.

Barbara Eden continua trabalhando como atriz, com participações esporádicas em filmes e séries. Em 2009, apareceu no telefilme “Always and Forever” e, em 2011, lançou a autobiografia “Jeannie out of the Bottle”.

A atriz apareceu vestida novamente como Jeannie, aos 78 anos de idade, na noite do dia 25/05/2013, durante um evento de caridade. Ela apareceu publicamente usando a famosa roupa de gênio, após 43 anos do término de Jeannie é um Gênio. No papel de “amo”, o personagem Major Tony Nelson foi representado pelo ex-presidente norte-americano Bill Clinton. O evento é chamado Live Gall e se realiza todos os anos na cidade de Viena (Áustria), a fim de arrecadar fundos para a pesquisa da cura da AIDS.

Larry Hagman

jeannie-e-um-genio-materia9Larry Hagman nasceu em 21 de setembro de 1931, nos EUA, filho de Mary Martin, uma aspirante a cantora que depois de tornou atriz, e de um advogado chamado Benjamin Hagman. Em 1952, alistou-se na Força Aérea Americana, onde permaneceu até 1956. Em dezembro de 1954, se casou com a designer sueca Maj Axelsson, com quem teve dois filhos: Kristina Mary e Preston.

Sua primeira participação na tevê foi em “Goodyear Television Playhouse”, no ano de 1957. Em seguida, fez participações especiais nas séries DecoyAventura Submarina e Os Defensores. Em 1965, finalmente conseguiu ser contratado para estrelar sua primeira série: Jeannie é um Gênio.

Após o cancelamento de Jeannie, Hagman estrelou com Donna Mills e David Wayne a sitcom The Good Life, de curta duração (18/09/71 a 08/01/72). A série foi exibida no Brasil, pela TV Bandeirantes, com o título Os Boas Vidas.

Outro grande papel de Hagman veio em 1978. Ele foi escolhido para interpretar JR Ewing, o vilão de Dallas, a primeira série-novela noturna dos EUA. Sua produção se estendeu até 1991 e tornou Hagman uma estrela de primeira grandeza. O programa rapidamente se transformou em um dos principais da rede CBS, atraiu atenção internacional e inspirou regravações. Dallas é a história de uma família do Texas, muito rica devido ao petróleo e ao gado. Sua trama é recheada de punhaladas pelas costas, negócios dúbios, brigas familiares, violência, adultério e outros maus comportamentos. JR é um homem de negócios sem escrúpulos, malicioso e manipulador.

Em 1995, o ator sofreu um transplante de fígado, devido a uma cirrose, após décadas regadas a muito álcool. Hagman adquiriu o vício no álcool durante a produção de Jeannie é um Gênio.

O ator voltou à tevê em 1997, como um juiz em uma série que durou apenas oito episódios: Orleans. Depois, passou a fazer participações especiais em séries como Nip/Tuck e Desperate Housewives.

Em 1998, atuou no filme “Primary Colors”, com John Travolta e, em 1999, participou do “Donny and Marie Show” com seus colegas Barbara Eden, Bill Daily e Sidney Sheldon.

Em 2001, Larry publicou sua autobiografia, intitulada “Hello Darlin’: Tall (and Absolutely True) Tales about My Life”. Revelou que além de consumir álcool em excesso, fumava maconha e tomava LSD durante os anos 1960. Vivendo como hippie na época, Hagman revelou em seu livro que estava ansioso por experimentar LSD, mas que não sabia onde conseguir. Até conhecer Peter Fonda, filho de Henry e irmão de Jane Fonda.

Até que, em 2011, foi convidado a interpretar novamente seu personagem favorito, JR Ewing, em uma continuação de Dallas para o canal TNT (não foi um remake). Larry participou dos 10 episódios da 1ª temporada. Mesmo com o câncer diagnosticado, chegou a gravar seis episódios da 2ª temporada.

Larry Hagman morreu no dia 23/11/2012, aos 81 anos, em decorrência de complicações surgidas em sua luta contra um câncer na garganta. No momento de sua morte, que coincidiu com a celebração do Dia de Ação de Graças, a família e alguns amigos mais próximos se encontravam junto a ele. “Quando morreu, estava rodeado por seus entes queridos. Partiu tranquilamente, como ele teria desejado”, disse um comunicado.

Linda Gray, que interpretou a mulher de J.R. Ewing, Sue Ellen, estava com Hagman em Dallas quando ele morreu. “Larry Hagman foi meu melhor amigo por 35 anos”, disse Gray. “Ele trouxe alegria a todos que conhecia. Era criativo, engraçado, amável e talentoso, e eu sentirei grande saudade dele”.

A atriz Barbara Eden publicou em sua página do Facebook: “Eu ainda não consigo expressar o choque e o impacto que a notícia da parte de Larry Hagman teve em mim. Eu ainda me lembro do nosso primeiro dia de gravação na praia de Zuma. Um dia muito frio. A partir daquele dia, ao longo de cinco anos, Larry foi o centro de muitos momentos memoráveis, divertidos e chocantes que ficarão para sempre em meu coração. Ele foi um elemento chave em minha vida por muito tempo, mesmo depois que Jeannie é um Gênio acabou. Nossos caminhos se cruzaram várias vezes. Através de diversas produções tive o prazer de assistir ao ‘tornado do Texas’, que era Larry Hagman. Em meio a um turbilhão de gargalhadas, com um grande sorriso e uma personalidade marcante Larry sempre foi apenas Larry. Não dá para culpá-lo por isso, era assim que ele era. Eu, como muitos outros, acreditava que ele tinha conseguido vencer o câncer. Mas esta notícia é apenas uma forma de nos lembrar que a vida não traz garantias. (…) Honestamente digo que perdemos não apenas um grande ator, não apenas um ícone da televisão, mas um representante puro do que é ser americano. Adeus Larry, não houve e não haverá ninguém como você”, declarou Barbara Eden.

Bill Daily

jeannie-e-um-genio-materia10Nasceu em 30 de agosto de 1928, nos EUA. Casou-se com Patricia Anderson em 1949, adotando dois filhos: Patrick e Kimberly. Antes de seu papel em Jeannie é um Gênio, fez diversas aparições na televisão. Apenas dois anos após o fim de Jeannie, Bill já estava co-estrelando uma outra série de grande sucesso nos EUA, The Bob Newhart Show. Também apareceu em outras séries como Love, American Style e The Mary Tyler Moore Show. Entre 1987/90 participou da série Alf, o ETeimoso.

Daily atuou nos dois telefilmes “Jeannie é um Gênio: 15 Anos Depois” (1985) e “Jeannie Ainda é um Gênio” (1991). Participou do “Donny and Marie Show” em 1999, numa reunião com seus colegas Barbara Eden, Larry Hagman e Sidney Sheldon. Mudou-se com sua segunda mulher, Becky, para Albuquerque, no Novo México, onde passou a atuar e dirigir peças de teatro.

Mesmo aposentado, Bill ainda faz comédia e aparições ocasionais na tevê, além de dirigir o Albuquerque Little Theater. Sua filha Elizabeth Daily é atriz e cantora. Há ainda filhos adotados, Patrick e Kimberly.

Sidney Sheldon, o Criador

jeannie-e-um-genio-materia11Sheldon tornou-se um ícone americano nos anos 1970, com livros como “O Outro Lado da Meia-Noite” e “A Herdeira”, bestsellers que abordaram intrigas internacionais e a liberação sexual da Era. Mulheres fortes costumavam ser seus personagens principais.

O escritor publicou 18 livros e vendeu 300 milhões de cópias. As obras de Sheldon foram traduzidos para dezenas de línguas em 180 países, o que lhe rendeu a classificação de “autor mais traduzido do mundo” pelo Guinness.

Em 1963, se voltou para a televisão, escrevendo roteiros para a série O Show da Patty Duke. Um ano depois, criou, produziu e escreveu Jeannie é um Gênio. A série Casal 20 foi outra criação de Sheldon e estreou na tevê americana em 1979.

Em 2005, escreveu o livro de memórias “O Outro Lado de Mim”, em que falava sobre estrelas como Judy Garland e Frank Sinatra.

Sidney Sheldon morreu no dia 30/01/2007, na Califórnia, aos 89 anos, de complicações causadas por uma pneumonia.

Curiosidades

 Muitos críticos da série Jeannie é um Gênio chamavam a atenção para o aspecto, segundo eles negativo, de se mostrar uma mulher se dirigindo a um homem como “amo”. Mas, eles não percebiam que esse era um termo muito mais carinhoso e não de respeito e submissão.

 O casamento de Jeannie e Tony, que sempre foi o maior sonho e objetivo de Jeannie, foi exatamente o motivo do fim da série.

 Quando Jeannie se cansava, virava fumaça e retornava à sua garrafa. Tal efeito levou três semanas para ser concluído e teve de ser reelaborado para a 2ª Temporada, com a chegada das cores.

 A garrafa de Jeannie na série tinha o tamanho de uma garrafa normal. Era de whiskey Jim Beam, escolhida por Sidney Sheldon. Foram criadas três unidades, todas com uma pintura especial.  Quando a série foi cancelada, uma garrafa foi dada à Barbara Eden, outra a Larry Hagman e a outra a Bill Daily. Eden tinha, ainda, uma primeira garrafa que não chegou a ser usada na série. A atriz as guarda até hoje.

 A casa de Tony foi usada algumas vezes na série A Noviça Voadora. A casa dos Bellows era a mesma de Samantha e James Stephens em A Feiticeira.

Versão animada de Jeannie

Versão animada de Jeannie

 Jeannie é um Gênio já tinha sido cancelada, mas entre 1973/75, ganhou uma versão em desenho animado com 16 episódios, produzidos pelos estúdios Hanna-Barbera. Mas, as tramas do desenho eram muito diferentes da série original, mostrando aventuras adolescentes de dois amigos. Jeannie não pisca para fazer mágica, mas sim, mexe seu rabo-de-cavalo. Há também um novo personagem chamado Babu, que é um gorducho e atrapalhado aprendiz de gênio que está sempre com Jeannie. Babu, tem a voz do “Pateta” Joe Besser no áudio original em inglês. E para completar, seu amo não é um astronauta, mas um adolescente chamado Corey, que tem Henry como seu melhor amigo. Jeannie vive em uma garrafa e Babu em uma lâmpada. A produção teve bons índices de audiência nos EUA. No Brasil, foi exibida pela Rede Globo e, já na Era da TV por assinatura, pôde ser vista no canal Boomerang (fase clássica).

 William Henry Rorke (Hayden Rorke) nasceu em 23 de outubro de 1910 no Brooklyn, Nova Iorque, EUA. Quando começou a trabalhar no teatro, adotou o sobrenome de sua mãe, Hayden, como seu primeiro nome. Prestou serviço militar durante a 2ª Guerra Mundial e depois voltou à carreira artística. Antes de viver o Dr. Bellows em Jeannie é um Gênio, teve papéis regulares nas séries Mr. Adams and Eve (1957/58) e No Time For Sergeants (1964/65). Fez participações especiais em séries como The Red Skelton ShowI Love LucyPerry Mason e Bonanza. Em 1986, descobriu que tinha câncer de estômago. Faleceu em casa no dia 19 de agosto de 1987.

 Emmaline Henry (a Sra. Bellows) nasceu em 1º de novembro de 1930, na Filadélfia, EUA. Após Jeannie é um Gênio, fez participações em The Bob Newhart Show (1972), Three’s Company e O Barco do Amor (1977). Nunca se casou ou teve filhos. Faleceu em 8 de outubro de 1979, vítima de câncer.

 Links indispensáveis: site da atriz Barbara Eden; site do ator Larry Hagman; e o site oficial do seriado.

No Brasil

Jeannie é um Gênio estreou no Brasil em 1966, pela TV Paulista, canal 5 de S. Paulo. Hoje em dia, tal emissora compõe a Rede Globo de Televisão. Neste canal, foi exibido pela primeira vez a 1ª Temporada da série, ainda em preto e branco.

Ao contrário do que ocorrera nos Estados Unidos, Jeannie é um Gênio transformou-se rapidamente em um enorme sucesso no Brasil. Talvez, Jeannie tenha tido mais adeptos do que A Feiticeira, tendência contrária a dos americanos.

Em 1968, a série foi adquirida pela TV Excelsior, canal 9 de São Paulo, que providenciou o lançamento dos episódios da 2ª Temporada. Nessa ocasião, Larry Hagman esteve no Brasil e deu uma entrevista exclusiva para o canal (alguns dizem que a entrevistadora foi Branca Ribeiro, outros dizem que foi a atriz Márcia Real). O público brasileiro estranhou bastante o ator, pois além de estar visivelmente mais gordo, era portador de um tom de voz horrível, além do que, como adepto do movimento hippie, usava roupas e colares extravagantes. O que poucos sabem é que a mãe de Hagman – a atriz Mary Martin – morou durante algum tempo em nosso país (há quem diga que numa fazenda em Goiás), só retornando aos Estados Unidos após a morte do segundo marido, Richard Halliday, ocorrida em 1973. Mary faleceu em 3 de novembro de 1990.

Depois da Excelsior, Jeannie é um Gênio foi para a TV Record, canal 7 de São Paulo, que exibiu também os episódios da 3ª, 4ª e 5ª temporadas.

O seriado mereceu, depois, inúmeras e sucessivas reprises em várias emissoras. Com o advento da TV colorida, os episódios da 1ª Temporada deixaram de ser comercializados por um bom tempo, até que, o Warner Channel, em 1996, passou a reprisar temporada em preto e branco em seu formato original. A Warner também exibiu os episódios da fase colorida.

Detalhe merecedor de elogios é a preservação da dublagem da série, gravada pela AIC. Em alguns episódios, a banda de som foi danificada e o canal da Warner os exibiu com legendas e som original.

No ano de 1999, a Rede TV! estreou sua programação, incluindo episódios da 1ª Temporada de Jeannie, colorizados por computador. Isso garantiu uma sobrevida comercial para esses episódios. Em março de 2002, a emissora deixou de exibir a série. Os motivos teriam sido pela falta de pagamento de exibição. Na ocasião, a série A Feiticeira foi exibida juntamente com Jeannie.

Em 2004, o estreante canal pago TCM também exibiu Jeannie é um Gênio juntamente com A Feiticeira e outras tantas séries. Ainda em 2004, Jeannie estreou também na Rede 21, do Grupo Bandeirantes, dentro da faixa noturna “Cult Séries”. No ano seguinte, foi exibida pelo extinto canal pago Retro Channel e, em fevereiro de 2006, estreou no canal Nickelodeon, dentro do bloco “Nick at Nite”, especializado em comédias produzidas entre os anos 1960/90.

TV e DVD

A Sony Pictures Home Entertainment lançou no Brasil todos os episódios de Jeannie é um Gênio em DVD. As cinco temporadas foram lançadas entre abril/2006 e julho/2008, com a dublagem original brasileira, gravada pelo estúdio AIC (salvo alguns poucos episódios onde a dublagem não pôde ser recuperada).

jeannie-e-um-genio-dvdA 1ª Temporada foi disponibilizada com os episódios colorizados por computador, visto que foram originalmente produzidos em preto e branco.

Alguns especiais foram incluídos como “extras” na caixa da 1ª Temporada, como “Comentários sobre o episódio piloto com Barbara Eden, Larry Hagman e Bill Daily” e “Jeannie é um Gênio Fora da Garrafa”.

A Sony também lançou uma caixa especial com os 20 DVDs das cinco temporadas da série. Clique aqui para consultar lojas on-line que ainda dispõem tanto da caixa quanto dos boxes de Jeannie é um Gênio em DVD.

Desde 2010, Jeannie é um Gênio vem sido exibida esporadicamente pela Rede Brasil de Televisão (canal aberto via satélite, UHF ou pelas operadoras de TV paga via satélite).

// Clique aqui para ver o Guia de Episódios de Jeannie é um Gênio.

O autor desta matéria é Edson Rodrigues. Escreva para nós e faça seus comentários.

Multimídia

Clique e assista ao vídeo de abertura da série Jeannie é um Gênio.

Clique e assista à primeira parte do episódio de estreia da série Jeannie é um Gênio.

Galeria

Clique nas imagens para ampliá-las.

Share

Televisão: Desenhos da Pantera Cor-de-Rosa estreiam no canal TCM

$
0
0

A partir de 17 de março de 2014, o canal pago TCM, especializado em séries e filmes clássicos, estreia em sua grade a série animada O Show da Pantera Cor-de-Rosa.

As exibições são feitas de domingo à quarta, 21h30 e de seg. à sex., após o filme das 22h. Aos sábados e domingos, 12h30.

O show tem meia-hora de duração e traz também episódios de O Inspetor e A Formiga e o Tamanduá.

tcm-pantera-cor-de-rosa2A Pantera Cor-de-Rosa

A Pantera surgiu na abertura do filme do diretor Blake Edwards “A Pantera Cor-de-Rosa” (abril de 1964), com Peter Sellers. O título do filme se refere a uma joia e, para os créditos de abertura, foi criado um desenho animado pela dupla Friz Freleng e David DePatie, protagonizado por uma pantera de cor rosa como uma ilustração metafórica do diamante, roubado na trama. O sucesso dessa abertura (juntamente com o filme), fez com que a Pantera se transformasse num personagem autônomo no universo da animação, com a estreia da série animada A Pantera Cor-de-Rosa, oito meses depois, em dezembro do mesmo ano.

A particularidade é que a Pantera é não fala e expressa-se com os outros personagens coadjuvantes apenas por pantomima, ou seja, arte ou ato de expressão por meio de gestos ou mímica. Porém, contraditoriamente, houveram alguns poucos episódios da série clássica em que a Pantera chegou a falar. Há uma série mais recente em que a Pantera fala em todos os episódios, porém, o desenho perdeu toda a caracterização da série original.

As histórias são sempre movidas pelo irresistível tema musical “jazzístico” do maestro Henry Mancini. Essa é a maior genialidade do desenho, pois sem diálogos entre os personagens, suas histórias contam com a força da ação, que sempre está bem caracterizada através do comportamento, da expressão gestual e da já citada sonoplastia eficiente. Tais elementos, somados aos cenários estilizados, cores quentes e gags surrealistas, proporcionaram que os desenhos trouxessem um pouco de inteligência à massa que assistia tevê.

O clássico traz aventuras de uma charmosa pantera (macho) em suas mais variadas situações. Ela incorpora vários personagens e muitas vezes, é ela mesma. É um personagem atemporal, pois pode aparecer no presente, passado ou futuro, chegando até a contracenar com importantes personagens da história mundial. Geralmente, suas aventuras giram em torno de conflitos e disputas com outros animais ou com um homem caricato, baixinho e narigudo, que não tem nome.

Roubam sua comida, não a deixam dormir ou mesmo a querem adotar como pai. Mas a Pantera também procura por grandes aventuras, como pilotar aviões, se alistar no exército etc. Tem ideias próprias como quando quis construir uma casa seguindo sua própria planta ou quando quis plantar flores rosadas. Outras vezes é ingênua, como quando ajudou um ladrão, num episódio sensacional. Sua auto-suficiência como personagem é tanta que protagonizou até mesmo episódios psicodélicos.

Share

Cinema: Animação com Snoopy e Charlie Brown chega em 2015; veja teasers

$
0
0

Os personagens Snoopy, Charlie Brown, Woodstock e Patty Pimentinha chegarão em 2015 aos cinemas, sob os olhos atentos de Craig Schulz, filho do lendário cartunista Charles M. Schulz, criador dos personagens.

peanuts-filme

Divulgação do filme “Peanuts”, que chega em 2015

Acaba de ser lançado o primeiro fruto deste trabalho – dois teasers para os mercados norte-americano e britânico. Disponíveis abaixo, eles mostram a fidelidade dos traços dos personagens, para o alívio dos fãs mais conservadores.

“Eu sou muito mais protetor do que meu pai era”, disse Craig ao jornal USA Today. “Nossa meta principal sempre foi de sermos autênticos ao trabalho e legado dele. Esperamos o melhor momento. O nosso primeiro objetivo foi respeitar o seu trabalho e seu legado”, declarou Craig Schulz, filho do criador de Snoopy Charles Schulz, morto em 2000.

A adaptação das tirinhas Peanuts, cujo nome é traduzido para Minduim no Brasil, foi criada por meio da parceria da 20th Century Fox Animation e Blue Sky Studios, que é o mesmo estúdio da franquia “A Era do Gelo”. O título em inglês é ”Peanuts” e o site oficial peanutsmovie.com.

O filme é dirigido Steve Martino, que já comandou animações como “Horton e o Mundo dos Quem” e “A Era do Gelo 4″. O roteiro é de Craig Schulz, Bryan Schulz (neto de Charles e filho de Craig) e Cornelius Uliano.

O lançamento nos EUA está marcado para o dia 6 de novembro de 2015 – ano que os personagens comemoram 65 anos. O filme será lançado em 3D com o título “Peanuts: Snoopy & Charlie Brown - O Filme”. Por enquanto, a estreia no Brasil está programada para 10 de dezembro de 2015.

O humor do longa já emerge no teaser, com a música tema do filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”. O que parece ser uma imagem do planeta Terra, acaba revelando ser a cabeça de Charlie Brown.

Em 1965, foi lançada uma versão animada chamada Snoopy, que teve 43 episódios de meia hora. Também foram produzidos quatro longas-metragens animados para o cinema.

Abaixo, veja o teaser norte-americano:

Teaser britânico:

Share

Vida Real: Morre um dos criadores da série ‘Batman’

$
0
0

O roteirista e dramaturgo Lorenzo Semple Jr., um dos criadores da série dos anos 1960 Batman, morreu nesta sexta-feira, de causas naturais, em sua casa em Los Angeles. Ele havia completado 91 anos apenas um dia antes.

lorenzo-semple-jrSemple começou sua carreira de autor escrevendo contos em revistas como The Saturday Evening Post e Collier’s Weekly a partir de 1951. Ele vivia na Espanha em 1965, juntamente com a esposa e três filhos, quando foi convidado pelo produtor William Dozier a desenvolver um roteiro para o episódio-piloto da série de tevê Batman, estrelada por Adam West. Devido a distância, o roteiro foi escrito e enviado por correio para ser produzido. Quando a 1ª Temporada foi encomendada pela rede ABC, Semple voltou a morar nos EUA.

O roteirista escreveu os quatro episódios iniciais de Batman, que definiram o estilo da série, além do roteiro do filme “Batman – O Homem Morcego” (1966), além de servir como consultor nos roteiros – o que permitiu que ele imprimisse sua marca ao longo da primeira temporada.

Ao longo de sua carreira, Semple escreveu roteiros para as séries A Lei de Burke, Ratos do Deserto, O Besouro Verde, Breaking Point, entre outras. Anos depois, Semple trabalhou nas séries Mad About You, Suddenly Susan e Arrested Development.

No cinema, é de sua autoria o roteiro do filme remake “King Kong” (1976). Semple foi co-escritor dos roteiros de “Papillon” (1973), “Três Dias do Condor” (1975), “Flash Gordon” (1980), “007 Nunca Mais Outra Vez” (1983) e “Sheena – A Rainha das Selvas” (1983).


Conheça Ricardo Mariano, o narrador dos estúdios Herbert Richers

$
0
0

Durante os anos 1970/80, foi muito comum ouvirmos esta narração no início de filmes, desenhos, seriados e mini-séries dublados pelo estúdio carioca Herbert Richers.

O dono desta conhecidíssima voz, até então anônima, é Ricardo Mariano, cujo paradeiro ficou desconhecido por muitos anos entre os dubladores do Rio de Janeiro.

Em 2010, integrantes de uma comunidade no Orkut, criada para homenagear o narrador, conseguiram localizar seu paradeiro e realizaram uma entrevista exclusiva no dia 24 de outubro daquele ano.

Reprodução da carteira funcional de Mariano Dublasievicz

Reprodução da carteira funcional de Mariano Dublasievicz

“Eu e o pessoal da comunidade descobrimos que existia um DVD sobre handball, onde o autor tinha o mesmo nome do locutor da Herbert Richers. Depois de uma pesquisa, descobrimos que a pessoa, na verdade, era filho do locutor. Por meio do próprio Orkut, consegui entrar em contato com a nora do Marianno, que me forneceu informações sobre seu paradeiro”, revela Hermes Legal, da comunidade “Marianno, a Voz da Herbert Richers” no Orkut.

Pouco tempo depois do contato com os familiares de Marianno, Legal pôde entrar em contato direto com o locutor, que lhe autorizou ir até a sua casa para conceder uma entrevista.

“Convidei meu amigo Philippe Maia, que é dublador famoso e também trabalhou na Herbert Richers. Fomos até sua casa para entrevistar a lenda viva da locução”, comenta Legal.

Nascido Mariano Dublasievicz em 1939, o dono de uma das vozes mais presentes na memória do brasileiro reside atualmente em Rio das Ostras, município do Estado do Rio de Janeiro, que fica na chamada Região dos Lagos.

“Estou sendo homenageado e isso é muito gratificante para mim e meus familiares. Não tenho condição de dizer o número exato de apresentações que fiz, mas que foram muitas, foram. Foram tantas que só me lembro de algumas”, diz o locutor durante a entrevista, onde se recorda de séries como Os Detetives, Havaí 5-0, O Homem de Seis Milhões de Dólares e Casal 20.

A carreira de Ricardo Marianno começou em 1963, quando passou a trabalhar como locutor na Rádio PRK 2 – Rádio Clube Fluminense, de São João do Meriti/RJ. Passou pela Rádio Carioca AM e pela Rádio Nacional, no setor de radioteatro, onde fez locuções com identificação dos atores e episódios. Por fim, foi convidado a trabalhar nos estúdios Herbert Richers, onde se dedicou por 18 anos.

Atualmente, a comunidade de Hermes Legal em homenagem ao locutor Ricardo Mariano mudou-se para o Facebook e pode ser acessada pelo endereço www.facebook.com/MarianoAVozDaHerbertRichers.

Herbert Richers foi um produtor de cinema e empresário brasileiro que fundou em 1950 a empresa homônima Herbert Richers, instalada no bairro da Usina, zona Norte do Rio de Janeiro, onde passou, além de produzir, fazer distribuições de filmes para serem exibidos nos cinemas.

Veja algumas aberturas onde Mariano se destacou:

Vale dos Dinossauros | Mulher Maravilha | Guerra, Sombra e Água Fresca
Charlie Chan | Hong Kong FuSão Francisco Urgente

A seguir, veja a entrevista com Ricardo Mariano:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4 (final)

 

Fã homenageia Marianno com imitação

O locutor Agnaldo Velho, fã de Ricardo Marianno, prestou uma homenagem ao dono da inesquecível voz da Herbert Richers, fazendo uma imitação e postando-a na antiga comunidade “Marianno, a Voz da Herbert Richers”, no Orkut.

Trata-se de duas imitações de Marianno fazendo a abertura simulada de um episódio de Scooby-Doo e outra, inusitada, do filme “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”. “A ideia foi mesclar um filme antigo e um filme novo, já que é algo impossível de acontecer nos dias de hoje, pois Marianno já se aposentou”, disse Velho, que precisou de mais de dois anos de treino para para chegar ao tom de voz de Marianno. “Mas, fã é sempre sim: nunca desiste”, completou.

Speed Racer

$
0
0

Speed Racer é, originalmente, um mangá editado nos anos 1960, que mostra as aventuras de um piloto de corridas de automóvel. O protagonista Speed Racer é audaz, tem 18 anos e pilota o carro Mach 5 e vive diversas aventuras dentro e fora das corridas.

Em 1967, estreou no Japão a versão animada de Speed Racer, cujo a trilha de abertura marcou o desenho. As cenas de corrida eram emocionantes, sempre repletas de acidentes espetaculares e “golpes sujos” dos participantes, tais como seus mais célebres rivais, a Equipe Acrobática e o Carro Mamute. As corridas aconteciam em selvas, desertos e até uma realizada dentro de um vulcão.

Speed Racer está sempre disposto a lutar pela justiça e por seus amigos. Sonha em tornar-se o campeão do Mundo. Faz parte de sua equipe seu pai Pops Racer (criador do Mach 5), seu irmão Gorducho (que possui o macaco de estimação Zequinha), sua namorada Trixie e o mecânico Sparky.

Outra grande estrela do desenho é o carro Mach 5, uma maravilha tecnológica, contendo diversos acessórios úteis entre seus equipamentos. Speed Racer tem acesso a estes apetrechos pressionando botões marcados de “A” a “G” sobre um console no volante do carro.

O Corredor X é um outro audaz piloto de corrida que frequentemente disputa com Speed. Mascarado, na verdade ele é Rex, o irmão mais velho de Speed Racer que, certo dia, fugiu de casa após uma grande discussão com seu pai. Anos mais tarde reaparece, já como o misterioso Corredor X, mas ninguém sabe sua identidade secreta.

Abaixo, veja a abertura do desenho e um trecho raríssimo com a primeira dublagem brasileira:

 

Televisão: Canal Boomerang dá primeiro passo em direção aos clássicos

$
0
0

Conforme anunciado pelo portal RetrôTV no mês passado, “Tudo o que é bom, volta”, o slogan do canal Boomerang nos anos 2000, poderá se concretizar em 2014, com um possível retorno de desenhos clássicos na sua programação.

boomerang-logo-antigo

Antiga logomarca do canal Boomerang

A informação surgiu a partir de um comunicado à imprensa de alguns países, distribuído pela matriz da Turner Broadcasting System – empresa com sede nos EUA que gerencia canais pagos como o Boomerang, Cartoon Network, Tooncast, TCM e muitos outros.

Em 2013, houve muita especulação sobre o destino do canal Boomerang, onde falou-se até no possível fim do canal para a América Latina. Mas, indo na contramão das especulações, a Turner informou que o canal será realinhado em 2014 em todas as suas 13 operações pelo mundo para ser dedicado à toda a família, deixando o segmento “teen” adotado até o mês passado, visto que desde 1º de abril, a grade de programação foi totalmente reformulada, passando a contar com diversos desenhos animados, mas, ainda, sem clássicos.

De acordo com o comunicado, a nova proposta do canal não vai focar apenas nas crianças e saudosistas mas, também, ser fonte de entretenimento para toda a família, exibindo desenhos clássicos e contemporâneos, onde pais e filhos possam assistir juntos, algo que já é praticado pelo canal Tooncast, do mesmo grupo.

Até o momento, a filial brasileira da Turner não divulgou informações sobre a mudança, mas é fato que a preparação para a chegada dos clássicos já está no ar para todos verem.

Programação de Abril/2014

A programação repleta de séries “teen” do Boomerang, já cedeu alguns espaços para desenhos animados contemporâneos, sendo que a maioria faz parte do acervo Aol Time Warner, o maior do mundo. Alguns desses títulos também estão em exibição no canal co-irmão Tooncast, como As Meninas Super-Poderosas, Sítio do Pica-Pau Amarelo e A Turma da Pantera Cor-de-Rosa (versão também mais recente).

Especula-se que até o final do ano, o Boomerang voltar a exibir uma faixa com desenhos clássicos, agradando a crianças e adultos.

História

Exibir apenas desenhos clássicos foi a premissa inicial do canal Boomerang, que entrou no ar em 2001. Eram exibidos, em sua maioria, desenhos dos estúdios Hanna-Barbera e MGM, produzidos nos anos 1960, 70 e 80. Com o passar dos anos, a programação começou a ceder espaço também para desenhos produzidos nos anos 1990 e 2000. A partir disto, iniciou-se um processo de descaracterização, culminando no relançamento do canal em abril de 2006. A programação passou a ser dedicada unicamente a jovens até 14 anos. A grade com 24 horas/dia exibiu séries em live-action, sitcoms, filmes e desenhos animados. Aos desenhos clássicos, foram reservadas as madrugadas e parte da hora do almoço, horários que foram extintos definitivamente em 1º de janeiro de 2008.

Campanha e Surgimento do Tooncast

Com a entrada de desenhos clássicos e produções mais recentes da AOL Time Warner na programação do Boomerang, surge uma grande dúvida com relação ao futuro do canal Tooncast, concebido para tentar tampar a lacuna deixada pelo Boomerang clássico.  O Tooncast exibe atualmente esse tipo de programação-arquivo da Time Warner.

Após receber numerosas manifestações dos assinantes do Boomerang, os sites RetrôTV e TV Plus se uniram em meados de 2006 para executar uma campanha dirigida aos executivos da Turner Broadcasting System. No ar até março de 2008, a campanha sensibilizou a Turner, que acabou criando o Tooncast naquele mesmo ano. A importância da campanha para a criação do Tooncast foi confirmada por Barry Koch, vice-presidente da Turner para a América Latina, em entrevista para a revista Monet

Mais tarde, com a recusa das principais operadoras de TV por assinatura (Sky, Net, VivoTV/Telefônica e Via Embratel/Claro TV) em não distribuir o sinal do Tooncast, os sites voltaram com uma nova campanha, ainda mais forte, intitulada: “Eu Mereço Tooncast”.

Além do RetrôTV e do TV Plus, participaram da campanha o VCFAZ, Portal BSD e Rádio BSD. O trabalho apresentou resultados positivos e o canal passou integrar o line-up da Claro TV, GVT e posteriormente da Telefônica/Vivo TV.

No entanto, embora oficialmente não falem sobre o tema, comenta-se sobre uma grande rusga entre Net e Sky com a programadora Turner, visto que até hoje o Tooncast não está disponível em ambas operadoras, reflexo do desapontamento com a descaracterização do Boomerang. 

Atualmente, o Tooncast está disponível na Oi TV, Nossa TV, CTBC, ClaroTV, VivoTV e GVT, além de algumas outras operadoras de alcance regional.

Mais um Pouco de História

Como a AOL Time Warner Company é proprietária da Turner Broadcasting System e do acervo da Hanna-Barbera, Warner Bros e parte da MGM, os canais Turner têm livre acesso a todo esse gigante conteúdo.

Há mais de 20 anos, Ted Turner (proprietário da Turner) adquiriu uma empresa que, por sua vez, tinha anteriormente adquirido os direitos autorais da Hanna-Barbera. Assim, passou a ter material suficiente para montar um canal só de desenhos. Turner já detinha os direitos dos desenhos da Metro Goldwin Mayer (Tom e Jerry, Droopy etc), Popeye de Max Fleischer (Paramount), Looney Tunes (pré-1948), os desenhos dos estúdios Ruby-Spears, entre outros. Ruby e Spears foram dois animadores da Hanna-Barbera (entre outros, criaram Scooby-Doo) e que acabaram fundando sua própria empresa. Posteriormente, ela foi vendida para a mesma empresa que havia adquirido a Hanna-Barbera.

Com todo o acervo de Turner, o Cartoon Network foi lançado na América Latina em 30 de abril de 1993. Fez grande sucesso no início, apenas com desenhos do acervo clássico. Isso estimulou o canal a produzir desenhos como O Show do Space Ghost e Desenhos Incríveis, que depois viraram Cartoon Cartoons (Dexter, Johnny Bravo, Meninas Superpoderosas etc). Com a fusão da Turner com a Warner Bros., o Cartoon Network passou a contar também com todo o acervo Warner, que não é pequeno: além dos Looney Tunes pós-1948, vieram de contrapeso Tiny Toons, Pinky e o Cérebro, entre outros. Sem contar com o material do estúdio Film Roman (Gato Félix Garfield) e uma safra enorme de desenhos japoneses, entre eles Pokémon.

Com isso, desenhos como Os Impossíveis, Os Super-Globetrotters, Os Mussarelas, Josie e as Gatinhas, Charlie Chan, Dom Pixote, Manda Chuva, Zé Colmeia, Polegar – Detetive Particular, Fantasminha Legal, Os Tremendões, Gatolândia (…) foram exibidos pelo canal, mas acabaram dando lugar às novas produções.

Todo esse enorme acervo parado deu condições para a criação de um novo canal, que entrou no ar em 2 de julho de 2001 o Boomerang, que infelizmente, no futuro, faria o mesmo que o Cartoon Network – eliminou os clássicos.

A sessão “Boomerang”, nasceu já há duas décadas, no início da TV por assinatura no Brasil. O canal TNT (também da Turner), exibia uma faixa diária de desenhos com o mesmo nome. O Cartoon Network, anos depois, também colocou no ar a sessão “Boomerang”.

Especial Chapéu e Gravata Hanna-Barbera – Parte 8: Olho Vivo e Faro Fino

$
0
0

No Especial Chapéu e Gravata Hanna-Barbera o destaque agora é Olho Vivo e Faro Fino, a sétima série animada produzida por Hanna-Barbera para a televisão, exibida originalmente dentro do Show de Pepe Legal, juntamente com Bibo Pai e Bobi Filho.

Ficha Técnica

olho-vivo-faro-fino-logo-peqTítulo: Snooper and Blabber / 1959-61 / EUA / Cor
Formato: 45 episódios com duração de 7 minutos cada, exibidos em três temporadas como um segmento do Show de Pepe Legal
Primeira Aparição: ”Puss n’ Booty” (1959), dentro do Show de Pepe Legal
Roteiro:
Michael Maltese
Exibição de estreia: 29/09/1959 em syndication, distribuído pela Screen Gems
Exibição no Brasil: TV Tupi e TV Globo (anos 1960); TV Record (fim dos anos 1960/início dos 1970); pool TV Record/TVS (virada dos anos 1970 para 1980), TV Bandeirantes (anos 1970/80), Boomerang (anos 2000), Tooncast (anos 2010 até hoje)
Dublagem: AIC/SP – Com Waldir Guedes (Olho Vivo) e Wilson Ribeiro (Faro Fino)

Introdução

Antes de abrirem seu próprio estúdio, Hanna e Barbera já haviam trabalhado com uma dupla de gato e rato, visto que foram os criadores da dupla Tom e Jerry. Já com o estúdio Hanna-Barbera em funcionamento, eles aproveitaram a ideia e criaram, em 1959, um dos primeiros desenhos exclusivos para a televisão que era estrelado por um gato e um rato. Mas este tinha um detalhe: o gato e o rato seriam amigos e parceiros.

A Série Animada

Olho Vivo e Faro Fino mostra as aventuras de uma dupla de detetives nada convencional. Eles são um gato que possui uma agência chamada Olho Vivo, e que conta com um rato como seu assistente. O gato Olho Vivo é quem assume o comando das investigações na qual são contratados. Já o rato Faro Fino segue as suas ordens, já que se olho-vivo-faro-fino-materia1declara um grande admirador da “habilidade” e “inteligência” do gato. Mas, tal admiração não deixa Faro Fino perceber que, na verdade, Olho Vivo é  atrapalhado e que a própria esperteza do ratinho é que, muitas vezes, acaba solucionando os casos.

As aventuras e investigações da dupla geralmente começam com um chamado por telefone. Os casos são os mais variados (e inusitados), como capturar um homem das cavernas, resgatar uma pulga de circo, encarar um monstro que vive num lago, ir atrás do Homem das Neves, prender o bandido Mosca-Humana usando a roupa do super-herói Capitão Zoom-Zoom, proteger um herdeiro milionário da ganância de seu mordomo, ajudar um homem rico a livrar seu lindo jardim de uma marmota, entre outros.

Durante as investigações, Olho Vivo e Faro Fino vivem diversas situações que os colocam em apuros (mote predominante no universo HB). Mas, ao final de cada história, com alta dose de humor, há um desfecho inusitado ou inesperado, com a dupla às vezes se saindo bem, outras vezes nem tanto.

Olho Vivo usa uma boina no melhor estilo Sherlock Holmes. Já Faro Fino usa um chapéu de aba à la Humphrey Bogart. Ambos vestem um sobretudo, que também é condizente com a profissão, segundo, ainda, os detetives da tevê e cinema da época.

personagens

Fato marcante e engraçado acontece quando a dupla está em perseguição. Olho Vivo pede a Faro Fino para ligar a sirene, mas é o próprio ratinho quem põe a cabeça para fora do carro e começa a simular uma sirene. Em alguns episódios, a dupla contata por telefone ou rádio uma agente que nunca aparece em cena, chamada Hazel.

olho-vivo-faro-fino-materia2Faro Fino, que frequentemente utiliza-se do bordão “Pare em nome da lei!”, leva muitas broncas de Olho Vivo, que não aceita muito bem algumas sugestões de seu parceiro.

O próprio Olho Vivo é quem narra alguns episódios, recurso esse provavelmente inspirado em uma série antiga de televisão sobre dois detetives de Los Angeles, chamada Dragnet (1951/59, 1967/70, NBC), criação de Jack Webb e inédita no Brasil. Além disso, é muito comum observarmos Faro Fino aparecer em close, olhando e falando para o telespectador, principalmente para elogiar alguma atitude “esperta” de Olho Vivo.

Em Olho Vivo e Faro Fino, destaca-se, ainda, a primeira aparição de personagens que futuramente iriam ganhar suas próprias séries animadas: Patinho Duque, Leão da Montanha e a hiena reclamona Hardy, do desenho Lippy e Hardy.

Outras Aparições

Olho Vivo e Faro Fino participaram de dois longas-metragem feitos para a tevê: A Arca de Zé Colmeia (Yogi’s Ark Lark, 1972), que foi o episódio-piloto da série A Turma do Zé Colmeia (Yogi’s Gang, 1973/75); e no especial de 1982 “Yogi Bear’s All Star Comedy Christmas Caper”.

Os Ho-Ho Límpicos

Os Ho-Ho Límpicos

Posteriormente, a dupla participou das seguintes séries produzidas por Hanna-Barbera:

Show do Zé Colmeia (The Yogi Bear Show, 1962), em um episódio triplo, como convidados da festa de aniversário do nosso querido urso.
Ho-Ho Límpicos (Laff-A-Lympics, 1977/78), como membros da equipe do Zé Colmeia, os Abelhudos.
Zé Colmeia e Os Caça Tesouros (Yogi’s Treasure Hunt, 1985-88), como personagens fixos.
Yo Yogi! (Idem, 1991/92). Olho Vivo é um famoso detetive enquanto Faro Fino possuía uma loja no Shopping Jellystone, a Crooks ‘n’ Books Store.
Super-Secret Secret Squirrel (Idem, 1993). A dupla de detetives participou do episódio “Agent Penny”. O desenho é um segmento da série Dois Cachorros Bobos (2 Stupid Dogs, 1993).
 ”The Good, the Bad and Huckleberry Hound” (Idem, 1988). Olho Vivo fez uma breve aparição (sem o Faro Fino) neste longa de animação feito para a TV.

DVD e TV

sessao-desenhos-60-peqComo já foi informado anteriormente, em 2006 estava previsto o lançamento de um box em DVD do Show do Pepe Legal. Porém, tudo foi cancelado devido ao estado de má conservação dos negativos. No entanto, quatro episódios da série (que incluem os episódios de Olho Vivo e Faro Fino) estão disponíveis em DVD: dois no DVD duplo “Sessão de Desenhos – Clássicos da Animação dos Anos 60 – Vol. 1″ (lançado no Brasil com dublagens originais) e mais dois episódios no DVD duplo “Sessão de Desenhos – Clássicos da Animação dos Anos 60 – Vol. 2″ (só lançado nos EUA/Canadá e sem dublagens em português).

Em 2013, mais dois episódios foram lançados em uma nova coletânea distribuída apenas nos EUA/Canadá, intitulada “Best of Warner Bros. 25 Cartoon Collection: Hanna-Barbera”. Porém, ela também dispõe de dublagens brasileiras e pode ser adquirida por sites como www.cdpoint.com.br e www.amazon.com.

Na televisão, fica-se na dependência do canal Tooncast, do grupo mesmo grupo proprietário do acervo Hanna-Barbera, de programá-lo em sua grade de clássicos.

// O autor desta matéria é Alexandre Marques Silva. Escreva para nós e faça seus comentários.

// Lista de Episódios produzidos de Olho Vivo e Faro Fino

ESPECIAL CHAPÉU E GRAVATA HANNA-BARBERA
Introdução | Jambo e Ruivão | Dom Pixote | Plic e Ploc | Zé Colmeia | Pepe Legal | Joca e Dingue Lingue |

Multimídia

Clique e assista um episódio de Olho Vivo e Faro Fino.

Imagens

Clique para ampliá-las.

Vida Real: A Super Máquina é leiloada para salvar crianças

$
0
0

David Hasselhoff, o célebre ator de seriados dos anos 1990, leiloou, recentemente, uma cópia perfeita do famoso K.I.T.T., um Pontiac Firebird que ganhou fama no seriado A Super Máquina (Knight Rider, 1982/86).

kitt

A cópia de KITT que acaba de ser leiolada

A venda marca o esforço do ator na cruzada solidária para levantar fundos para crianças doentes. E, desta vez, a vida imita a arte, pois os capítulos da série começavam com a descrição: “Michael Knight (David Hasselhoff), um jovem dedicado a defender os inocentes, desesperados, aflitos em um mundo de criminosos….”, aparentemente, o ator segue o mesmo lema.

O automóvel em leilão foi um dos mais fantásticos presentes que David Hasselhoff recebeu dos seus fãs ao longo da sua carreira. Apesar de não ter entrado nos episódios da saga, é uma réplica completa e totalmente fiel ao automóvel que entrou em Knight Rider – O Justiceiro, criado também ele a partir de um Pontiac Firebird e contando com um motor V8 de 5.0L . Replicando a imagem interior e exterior do famoso bólide, o automóvel a leilão tem também o volante em W, o interior recheado de painéis e botões e até a icónica luz vermelha a bailar na frente da viatura.

Um último pormenor que foi adicionado ao carro foi um sistema de voz que consegue dizer cerca de 4 mil frases que o K.I.T.T. disse ao longo dos episódios da série A Super Máquina.

O leilão foi realizado pela loja Julien’s Auctions e começou com um lance de US$ 15 mil. Mas, K.I.T.T terminou alcançando US$ 152.600. O automóvel poderá ser visto durante uma exposição no Museu de Símbolos de Estilo, na Irlanda, até o dia 27 de abril.

Veja um vídeo de 2010 mostrando a réplica que acaba de ser leiloada.

Viewing all 217 articles
Browse latest View live